Municipio
MINIATURAS DE EDIFÍCIOS DA TROFA EM EXPOSIÇÃO NO FÓRUM TROFA XXI
18 de Novembro de 2019
0 comentários

PEÇAS SÃO DA AUTORIA DE MANUEL DA COSTA E SILVA E ESTÃO EM EXPOSIÇÃO ENTRE 14 E 19 DE NOVEMBRO
 
No âmbito da celebração do 21º Aniversário do Município da Trofa, que decorre entre 14 e 19 de novembro, estarão expostas no Fórum Trofa XXI representações em miniatura de três emblemáticos edifícios do concelho. As peças têm autoria do trofense Manuel da Costa e Silva, falecido em 2017, expostas em jeito de homenagem naquela que é a semana de todos os trofenses.
 
As miniaturas em exposição replicam três espaços emblemáticos do Município, concretamente, a Capela de Nossa Senhora das Dores, a Capela de Santa Luzia e a Antiga Estação da Trofa. Os interessados em conhecer estas representações podem fazê-lo durante todo o período de celebração do Aniversário do Município, de forma gratuita.
 
As peças expostas foram idealizadas e produzidas por Manuel da Costa e Silva, conhecido como Neca Evaristo, natural de Esprela. 
 
Autodidata, Manuel da Costa e Silva dedicou-se, desde 2000, a produzir miniaturas de edifícios, aliando o interesse por este tipo de artesanato à paixão que tinha pela sua terra de sempre: a Trofa.
 
Assim, executou exemplares que retratavam os edifícios que, para ele, eram simbólicos, como a Capela de Nossa Senhora das Dores, a Capela de Santa Luzia, a Capela de São Lourenço e ainda a antiga Estação Ferroviária da Trofa, que ficou por concluir por si, devido ao seu falecimento inesperado. Foram o neto Tiago e o amigo Paulino que terminaram a obra.
 
Apesar de estar prestes a completar 80 anos de idade, preparava-se para replicar a antiga Escola do Parque Dr. Lima Carneiro, onde estudou, recordando a sua infância. Os que com ele conviveram referem-no como sendo um perfeccionista e profundo conhecedor dos edifícios que pretendia replicar. Por norma, desenhava um esboço diretamente na madeira, que posteriormente cortava e decorava. A pintura era realizada por Alcino Gomes. 
 
Manuel da Costa e Silva foi ainda um cidadão envolvido em diversas causas da comunidade local, tendo estado ligado à Banda de Música da Trofa, ao Clube Desportivo Trofense e aos Bombeiros Voluntários da Trofa.?

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T