Municipio
TROFA DISTINGUIDA COMO MUNICÍPIO AMIGO DAS FAMÍLIAS
18 de Novembro de 2019
0 comentários

BANDEIRA FOI ATRIBUÍDA À AUTARQUIA PELA PRIMEIRA VEZ, PELO OBSERVATÓRIO DAS AUTARQUIAS FAMIIARMENTE RESPONSÁVEIS

As políticas de ação social e de apoio aos munícipes valeram à Câmara Municipal da Trofa a distinção de “Município Amigo das Famílias”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. O Município alcança esta bandeira pela primeira vez, o que, para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, significa “um reconhecimento meritório do trabalho desenvolvido nesta área”.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu à Câmara Municipal da Trofa a distinção de “Município Amigo das Famílias”. A Autarquia foi distinguida pela primeira vez, e recebeu a sua bandeira oficial a 28 de novembro, numa premiação que pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, “este é um reconhecimento meritório do trabalho desenvolvido na área da ação social no nosso Município. O apoio social aos munícipes tem sido, desde 2013, uma das nossas grandes apostas, e este prémio significa que essa foi uma aposta eficaz. Queremos continuar a pôr em prática medidas de apoio às famílias Trofenses”, afirma.

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 10 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, educação, habitação, transportes e saúde. De referir que, entre as várias medidas de apoio social contempladas pelo Município da Trofa neste inquérito estão, por exemplo, a disponibilização de consultas de apoio jurídico; o apoio em situações de fragilidade social, nomeadamente a idosos; o programa de apoio a famílias imigrantes; apartamentos de retaguarda; o apoio ao arrendamento e os diferentes protocolos da autarquia com instituições que desenvolvam o apoio às famílias.

Em declarações à Lusa, Isabel Paula Santos, responsável pelo OAFR, destacou que “algumas das mais eficazes políticas de apoio às famílias são as de proximidade, pelo que as autarquias têm um papel muito importante neste contributo”.

Desta lista constam também as diferentes medidas do Município no que toca ao apoio à educação, nomeadamente o apoio com refeições escolares e a oferta de livros de exercícios a famílias com baixo rendimento, o desenvolvimento de uma plataforma de ensino assistido e ainda o apoio ao Ensino Universitário através de Bolsas de Estudo.

Em comunicado, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis revelou que na edição de 2019 participaram 141 autarquias no inquérito deste organismo, tendo apenas 76 sido distinguidas nesta 11ª edição da iniciativa. O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T