Atualidade
Procura casa no Porto? Trofa é um dos municípios mais atrativos
29 de Outubro de 2019
0 comentários


Numa fase em que o mercado do crédito habitação e o setor imobiliário andam ao rubro, a plataforma que permite simular ofertas de crédito para comprar casa ComparaJá.pt analisou os custos de adquirir um imóvel nos diferentes municípios do Porto. Com base nos rendimentos e preço por m2 médios, procurou-se apurar quanto tempo uma família irá precisar para pagar o seu imóvel.

Se está à procura de casa no distrito do Porto, saiba que Trofa é a terceira localidade onde o preço das habitações é mais atrativo.

Nesta análise, o portal gratuito que compara diferentes produtos bancários e pacotes de telecomunicações teve como objetivo perceber qual o prazo mínimo de um empréstimo para a aquisição de uma casa com 80m2 em cada localidade, tendo em consideração uma taxa de esforço mensal de 33%.

No Portal Compara Já encontram-se sumarizados os dados recolhidos pelo ComparaJá.pt para o distrito do Porto, os quais revelam que a Trofa, por apresentar um preço por m2 muito competitivo, é a terceira localidade onde a compra de casa é mais acessível. Em apenas 17 anos é possível concretizar o sonho de ter uma habitação própria. Neste estudo importa ter em conta dois aspetos fundamentais. Por um lado, a taxa de esforço que consiste na percentagem de rendimento familiar que se destina ao pagamento das prestações dos empréstimos, calculada do seguinte modo: (Encargos financeiros mensais/Rendimento) X 100.

Idealmente, esta taxa não deverá ultrapassar os 33%, ou seja, um terço do rendimento total do agregado familiar. Se a taxa de esforço for elevada significa que grande parte dos rendimentos da família se destina a pagar prestações dos créditos bancários.

Outro fator que deve ser considerado diz respeito à poupança prévia necessária para fazer face ao valor da entrada inicial. Este aspeto que é, por vezes, negligenciado pelos consumidores no momento de comprar casa corresponde, geralmente, a 20% do valor do imóvel (taxa que também é intitulada por Loan-to-Value, ou LTV).

Posto isto, antes de concretizar o sonho de ter uma habitação própria, deverá fazer uma análise cuidada sobre a sua capacidade financeira na hora de pedir um empréstimo. Se quer comprar casa no distrito do Porto, o município da Trofa apresenta soluções atrativas.

 

( Fonte: Portal ComparaJá.pt)

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T