Atualidade
PINTORA ROSA AMARAL PROTAGONIZA EXPOSIÇÃO SOLIDÁRIA NA ANTIGA ESTAÇÃO DA TROFA
13 de Dezembro de 2019
0 comentários

MOSTRA PATENTE DE 14 A 23 DE DEZEMBRO

Entre 14 e 23 de dezembro, a Antiga Estação da Trofa recebe uma Exposição Solidária da artista Rosa Amaral. Inserida no Mercado de Natal da Trofa e promovida pela Câmara Municipal, a mostra reverte a favor do projeto “Banco de Leite”, em São Tomé e Príncipe.

Todas as receitas da Exposição de Rosa Amaral, patente na Antiga Estação da Trofa, e inserida também na programação de dinamização do Mercado de Natal Trofa 2019, revertem a favor do projeto “Banco de Leite”, em São Tomé e Príncipe, coordenado pelo Frei Ventura. O projeto apoia crianças e idosos em ambas as ilhas.

Rosa Amaral nasceu em Santo Tirso, em 1949, onde reside. Formada em História de Arte Contemporânea, a artista tem o Curso de Tecnologia Artística de Pintura e Desenho, com modelo, e ainda o Curso de Xilogravura, Cerâmica, Vidrados e Engobes pela Cooperativa de Atividades Artísticas de Árvore – Porto. Frequentou várias formações de desenho com modelo, nomeadamente na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e com orientações dos Professores Mário e Artur Moreira.

Entre os inúmeros espaços onde expôs constam a Livraria Portuguesa em Bruxelas, a Ordem dos Médicos (Porto e Lisboa), o Instituto Camões (Delegação de Vigo) e o Clube Literário do Porto. É autora de catorze obras referentes à cena da Via-Sacra na Igreja Paroquial de São Lourenço, em Braga. 

Foi convidada para expor na inauguração da Câmara do Comércio Portugal Índia, no Porto, em 2009 e no 100º Aniversário da Independência da República da Albânia. Além das suas exposições individuais, expôs ainda coletivamente em espaços como a Fundação Caixa Galicia, na Coruña e na 2ª Bienal Inetrnacional de Arte, em Vila Nova de Gaia.

Foi distinguida com o 1º Prémio da Real Academia Galega de Belas Artes, na Coruña, com “Salão de Otoño de Pintura”, em 2000 e com o 2º prémio no Concurso do Rotary, na 36ª Conferência “Caminhos para a Vida”, em 2019.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T