Municipio
TROFA LANÇA 1ª PEDRA DOS NOVOS PAÇOS DO CONCELHO A 20 DE DEZEMBRO
16 de Dezembro de 2019
0 comentários

CÂMARA MUNICIPAL VAI INVESTIR 8,9 MILHÕES DE EUROS PARA “DEIXAR DE SER O ÚNICO DOS 308 MUNICÍPIOS PORTUGUESES QUE NÃO TEM EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO”


A Câmara Municipal da Trofa vai lançar a 20 de dezembro, pelas 20h30, a 1ª Pedra dos novos Paços do Concelho da Trofa. A cerimónia decorre nas antigas instalações da Indústria Alimentar Trofense, edifício sito na Rua Prof. Mário Padrão, S. Martinho de Bougado, espaço que vai ser requalificado para construir os Paços do Concelho. 

Os Paços do Concelho representam um avultado investimento que ascende aos 8,9 milhões de euros, que vai complementar a nova centralidade já iniciada com a requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e com a construção da Alameda da Estação. 

Quanto ao financiamento da empreitada, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto,  explica que “a obra vai ser paga com cerca de um milhão de euros de fundos europeus, sendo os restantes 7,3 milhões de euros pagos pela Câmara, metade à medida que a obra avance e outra metade com um empréstimo do Banco Europeu de Investimento, com taxas quase de zero a 15 anos, com dois anos de período de carência. O investimento restante será despendido na aquisição de alguns terrenos anexos.”

Os Paços do Concelho da Trofa foram projetados pelo Arquiteto Trofense José Carlos Nunes Oliveira, e vão partir da requalificação de uma antiga unidade industrial, a “Indústria Alimentar Trofense, transformando-a num “edifício tão estrutural quanto possível, em que cada elemento se justifica por si próprio”.

Durante a cerimónia, marcada para 20 de dezembro, pelas 20h30, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, voltará a mostrar pormenores do projeto dos Paços do Concelho, que começará a nascer em breve, como um edifício “icónico e fundamental no contexto mais vasto de uma estratégia de desenvolvimento urbano preconizada para a Trofa, conferindo-lhe assim um caráter integrado e sustentável”.

Os Paços do Concelho da Trofa serão como explica o Edil Trofense, “um edifício inovador, com materiais nobres, mas acessíveis e energeticamente autossuficiente, cumprindo todas as normas ambientais". Este será um espaço que pretende relacionar-se com o exterior, “nas áreas de contacto com o público e em que toda a organização dos espaços de trabalho”.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto “estamos prestes a viver um dos momentos mais relevantes da história da Trofa, a seguir à criação do Concelho em 1998. A importância deste dia só será ultrapassada pela data em que inauguraremos os Paços do concelho, e aí, sim, completaremos um ciclo histórico de investimento no Concelho da Trofa, materializando por fim a nossa autonomia administrativa. “ 

De recordar que o Concelho da Trofa foi criado a 19 de novembro de 1998, e é o único dos 308 municípios portugueses que não tem ainda um edifício próprio para os Paços do Concelho.

Assim, 21 anos depois, do dia mais importante da história da Trofa, 19 de novembro de 1998, data em que a Assembleia da República votou a criação do Concelho da Trofa, os Trofenses vão testemunhar o início oficial da obra dos Paços do Concelho, uma obra desejada e esperada há mais de duas décadas.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T