Atualidade
“SENIORES FELIZES, SAUDÁVEIS E OCUPADOS” É UMA DAS GRANDES APOSTAS DA CÂMARA DA TROFA PARA 2020
02 de Janeiro de 2020
0 comentários


MUNICÍPIO REFORÇA, EM 2020, A DINAMIZAÇÃO DE INICIATIVAS DEDICADAS A ESTA FAIXA ETÁRIA

 

A área social, concretamente a população sénior do concelho, continua a ser uma das prioridades do Executivo Municipal Trofense. Para o ano de 2020, a Câmara Municipal da Trofa tem programado um conjunto de programas e iniciativas dedicadas à terceira idade, renovadas e transversais às diferentes áreas de intervenção municipal, mobilizando centenas de idosos.

 Durante todo o ano, a Câmara Municipal da Trofa promove um conjunto de atividades dedicadas aos seniores do Concelho. Os programas dedicados à terceira idade visam melhorar as capacidades físicas da população sénior, promovendo a ocupação de tempos livres de forma saudável e um envelhecimento ativo, possibilitando o aumento de autoestima e combatendo o isolamento social, proporcionando a todos vivências felizes.

 Estas valências mobilizam diariamente centenas de Trofenses em todas as freguesias do concelho, sendo que algumas atividades são descentralizadas.

 “Somos um país cada vez mais envelhecido, e o papel de “cuidador” dos nossos idosos tem de passar, necessariamente, pelo âmbito municipal. Os idosos constituem um dos setores mais desprotegidos da população, pelo que é cada vez mais necessário promover iniciativas que contribuam para a dignificação e melhoria das suas condições de vida”, destaca o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto.

 

CARTÃO “TROFA SENIOR +”

Uma das medidas de apoio da Autarquia, destinada ao público sénior é o Cartão “Trofa Sénior +”. Com adesão gratuita, o cartão proporciona descontos em estabelecimentos e serviços aderentes.

Este é um programa da Autarquia que está a ser renovado, garantindo, no próximo ano, contemplar mais parcerias, e, por sua vez, uma oferta mais alargada de descontos para os seus beneficiários.

 

TELEASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA

 A pensar na população idosa e em pessoas do Concelho que, de alguma forma, vivam isoladas, a Câmara Municipal da Trofa disponibiliza o serviço de Teleassistência Domiciliária, dirigido a munícipes residentes no Concelho com idade igual ou superior a 65 anos. A medida destina-se ainda a pessoas que estejam acamadas, a deficientes físicos dependentes de terceiros ou ainda a munícipes que sofram de doenças de risco de vida, tais como diabetes, doenças renais ou cardíacas. 

Este aparelho é totalmente gratuito, tendo apenas como custo as chamadas que são feitas através do aparelho, taxadas ao preço de chamadas locais. Permite que, em situações de emergência de saúde, avarias domésticas, segurança ou simples solidão, o beneficiário estabeleça contacto imediato com uma central de assistência, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. Este apoio pode ser apenas a ligação com os familiares de contacto ou mesmo com uma ambulância ou polícia mediante a avaliação da gravidade da situação.

 

DESPORTO SÉNIOR

O desporto não fica de fora nas iniciativas destinadas aos seniores do Concelho, promovidas pela Câmara Municipal. Hidroginástica e Ginástica de Manutenção Sénior são duas atividades realizadas no Aquaplace, sendo que esta última também percorre algumas das instituições do concelho.

A ginástica sénior é gratuita, sendo que a hidroginástica carece do pagamento de uma comparticipação mensal de acordo com análise socioeconómica. A Autarquia garante transporte para as duas modalidades. Cada utente pode, no máximo, beneficiar de uma sessão de hidroginástica e uma de ginástica, por semana (4 de cada mês).

O Boccia Sénior é outra das modalidades desportivas dinamizadas pela Câmara Municipal da Trofa, que promove a prática do desporto sénior. A iniciativa é dinamizada por várias instituições do concelho, integrando anda um Torneio Interinstitucional anual. São, inclusive, vários os seniores do concelho que representam a Trofa no Campeonato Nacional de Boccia Sénior.

 

COLÓNIAS BALNEARES SENIORES

Na linha do desporto sénior estão também as Colónias Balneares Seniores, dirigidas à mesma faixa etária, que decorrem anualmente. A inscrição implica uma comparticipação calculada de acordo com os rendimentos. Habitualmente, as colónias decorrem no período da manhã e os participantes usufruem da idade à praia, com transporte, seguro e atividades desportivas incluídas. Esta resposta combate o isolamento social e permite o convívio entre seniores de todo o concelho.

 

CENTRO COMUNITÁRIO MUNICIPAL DA TROFA – “UM ESPAÇO DE TODOS E PARA TODOS”

O Centro Comunitário da Trofa é uma estrutura polivalente de vocação social global dinamizada pela Autarquia, inserida na Divisão de Ação Social e Saúde, que tem por princípio organizar respostas integradas, face às necessidades da população, assumindo-se também como agente dinamizador da solidariedade social e da participação de grupos sociais. Tem um forte caráter intergeracional, sobretudo nos períodos de interrupções letivas, em que são dinamizadas atividades para participantes de todas as idades. A frequência no CCMT é livre e gratuita, abrangendo qualquer idade, sendo permitido aos seus beneficiários a participação nas atividades que vão de encontro às suas preferências.

 

As atividades envolvem diferentes ateliers, oficinas, tertúlias e formações, dança, cinema, visitas a instituições, jogos e atividades lúdicas, leitura e informática. O centro celebra ainda a Festa dos Santos Populares, o Aniversário do CCMT e a Festa de Natal Sénior, bem como outras efemérides, em parceria com outras instituições, como o Carnaval ou as Janeiras.

 

PASSEIO ANUAL SÉNIOR

O Passeio Anual Sénior é uma das iniciativas anuais mais aguardadas pela população sénior. Realizado gratuitamente e promovido pela Câmara Municipal, a iniciativa já teve como destinos Viana do Castelo, Figueira da Foz, Óbidos, Espinho, Viseu, Lamego, entre outros, e reúne, todos os anos, milhares de seniores do Concelho. Através destas visitas são propiciados intercâmbios entre os trofenses e os habitantes do município visitado.

 

SEGURANÇA SÉNIOR

Esta valência que se materializa através da Polícia Municipal da Trofa efetua um acompanhamento de proximidade à população sénior do Concelho, referenciada e inscrita gratuitamente neste projeto. São efetuadas visitas regulares a casa dos idosos com a intuito de perceber a situação de segurança dos mesmos, aproveitando para fazer um pouco de companhia e para manter uma conversa retemperadora.

Todas as atividades organizadas pela Câmara Municipal da Trofa orientadas para os seniores têm como destinatários os cidadãos residentes no Município, com idade superior a 60 anos. A inscrição/requisição de todos os apoios/serviços dinamizados (exceto a segurança sénior que é organizado na Polícia Municipal) pela Autarquia pode ser solicitada na Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal da Trofa, localizada no Fórum Trofa XXI.


Com este conjunto de respostas sociais, a Câmara Municipal da Trofa reforça a sua aposta nesta faixa etária, promovendo e facilitando o envelhecimento   ativo   e   saudável, proporcionando ações gratuitas que concorrem para o aumento da qualidade de vida, da saúde, da participação, da segurança e do bem-estar dos idosos e consequentemente das suas famílias.

Este investimento vem na linha das opções já definidas pelo Executivo Municipal, liderado por Sérgio Humberto, que mereceram até em novembro de 2019, o reconhecimento de Município Amigo das Famílias pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T