Municipio
ARTEFACTO CERÂMICO DO PERÍODO PRÉ-ROMANO EM EXPOSIÇÃO NA CASA DA CULTURA
20 de Janeiro de 2020
0 comentários

PEÇA ORIGINÁRIA DO CASTRO DE ALVARELHOS É DESTAQUE NO MÊS DE JANEIRO

A habitual rubrica promovida pelos serviços da Cultura da Câmara Municipal da Trofa está de regresso em 2020. Em janeiro, na Casa da Cultura da Trofa, “A Arqueologia da Trofa expõe…” um artefacto cerâmico de cozinha do período pré-romano, originário do Castro de Alvarelhos.

A peça exposta é um fragmento do bordo com asa de um recipiente de asa interior. Estes eram normalmente de grande dimensão, pouco fundos e conforme indicam os vestígios de utilização no fogo da superfície exterior, eram colocados em suspensão sobre as lareiras para cozinhar. Os recipientes de asa interior eram compostos por um vaso de forma aberta, com pouca profundidade e com asas implantadas na superfície interior. A produção destes recipientes surgiu ainda em período pré-romano, na Idade do Ferro.

O fragmento exposto foi recolhido em contexto de escavação no Castro de Alvarelhos.

Os artefactos cerâmicos de cozinha são abundantes no Castro de Alvarelhos. Desde pratos, copos, tijelas, a recipientes para cozinhar e armazenar alimentos. O recipiente de asa interior era um utensílio para cozinhar, suspenso sobre a lareira pelas asas existentes no sue interior, através de uma cremalheira.

O barro é um recurso utilizado pelo homem desde a pré-história. Através da sua modelação e cozedura é possível criar objetos cerâmicos de grande utilidade para o dia-a-dia, desde utensílios de cozinha a materiais de construção.

A recolha e análise destes elementos, devidamente enquadrados, permitem reconstruir a história e a evolução dos sítios arqueológicos. Através do estudo da tecnologia de produção, da forma, aspeto exterior e tipo de utilização dos fragmentos é possível conhecer o seu contexto cultural.

Os estudos realizados em torno dos artefactos, essencialmente cerâmicos, recolhidos no Castro permitiram documentar genericamente as ocupações mais antigas, uma vez que a restruturação urbana do período romano pouco deixou de lembrança dos ocupantes anteriores. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T