Municipio
TROFA INVESTE ANUALMENTE DOIS MILHÕES DE EUROS NA EDUCAÇÃO
27 de Janeiro de 2020


CÂMARA MUNICIPAL APOSTA NO FUTURO DOS MAIS NOVOS COM MEDIDAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS MENOS FAVORECIDAS
A área da Educação vai continuar a ter papel prioritário no trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal da Trofa, em 2020. Reforçando o apoio às famílias e alunos do Concelho, a Autarquia vai canalizar cerca de 2 milhões de euros do Orçamento Municipal para a concretização das diferentes medidas de ação social escolar, projetos pedagógicos e de investimento na melhoria das condições de aprendizagem dos mais novos.
Continuar a aposta na Educação e no apoio às famílias é uma das metas do Executivo Municipal Trofense para o ano de 2020. No sentido de reforçar o trabalho feito na área educativa, a Câmara Municipal da Trofa tem no terreno um conjunto de medidas de investimento, que ascendem aos 2 milhões de euros e que passam pela disponibilização de transportes gratuitos, refeições, fichas e material escolar para as crianças dos agregados familiares com escalão A, B e C., rastreios visuais para todos os alunos do 2º ano do 1º ciclo, através da protocolo com todas as óticas do Concelho, com a oferta de óculos, armações e lentes a todos os alunos com escalão A e B, mas também dotando as escolas de wifi, tablets, computadores e criando uma plataforma educativa para as crianças, para os pais e para os professores.
“As políticas e medidas educativas e de apoio social são extensíveis e transversais aos diferentes pelouros, e esse trabalho tem-se refletido no Concelho a vários níveis. Recebemos, aliás, pela primeira vez, o título de Autarquia Familiarmente Responsável, o que nos motiva ainda mais a continuar esta aposta. Apoiar as famílias é também apoiar a Educação e todo o esforço que uma boa educação acarreta e significa para cada agregado”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.
De destacar que, só em 2019, a Câmara Municipal da Trofa investiu cerca de 4,5 milhões de euros na requalificação de escolas no concelho, nomeadamente de caráter energético, como as Escolas de Giesta, Esprela e Feira Nova e ainda a requalificação profunda da EB2.3 Professor Napoleão Sousa Marques. A manutenção e o apetrechamento das escolas, nomeadamente através de aquisição de material informático, integra o orçamento anual da Autarquia no que toca a investimentos na Educação.
TRANSPORTES ESCOLARES GRATUITOS E ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO
No âmbito do apoio na área da Ação Social Escolar, os transportes escolares continuam a ter destaque. Este apoio significa para a Câmara Municipal da Trofa, anualmente, um investimento de mais de meio milhão de euros, o que se traduz numa “importante ajuda para as famílias trofenses”, destaca o autarca.
Na Trofa, todas as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico (dos 3 aos 10 anos), dispõem de transporte gratuito, efetuado em circuitos especiais pelos autocarros da Câmara Municipal. O transporte é feito com acompanhamento permanente por técnicos da autarquia, que controlam a quem são entregues as crianças – todos os vigilantes dispõem de informação das pessoas que estão autorizadas a receber as crianças à chegada ao seu destino.
Por sua vez, todos os jovens que frequentam os anos escolares do 5º ao 9º ano e que vivem a mais de 2km da escola também têm direito a transporte gratuito. Ainda que a lei apenas obrigue a autarquia a comparticipar os passes dos alunos que vivam a 4km ou mais da escola, nos casos referidos anteriormente a Câmara Municipal comparticipa a 100% os seus passes escolares. Já os jovens do 10º ao 12º ano que vivam a mais de 2km da escola, na Trofa, têm os seus passes comparticipados em 50%.
De forma a ajudar as famílias e a permitir que os alunos continuem os estudos, a autarquia atribui ainda Bolsas para o Bolsas de Estudo do Ensino Superior, contando ainda com o apoio da Savinor – Grupo Soja Portugal. Nesta linha, o Município entrega ainda Bolsas para a Universidade Júnior, que patrocinam os cursos de Verão na Universidade do Porto para alunos do 5º ao 11º ano. Com vista a reconhecer o mérito dos alunos, a autarquia realiza, anualmente, uma cerimónia de entrega de Prémios de Mérito Escolar.
APOIO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E A AGREGADOS FAMILIARES MENOS FAVORECIDOS
Do conjunto de medidas de cariz social escolar, a Autarquia disponibiliza ainda apoio psicológico nas escolas e tarefeiras dedicadas a alunos com necessidades especiais educativas.
Às famílias mais carenciadas, a Câmara Municipal atribui, no início de cada ano letivo, kits de material escolar e fichas de atividades, sendo ainda de destacar o projeto “Muito +”, através do qual a Autarquia promove a reutilização de manuais escolares entre os munícipes mais desfavorecidos.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E APOSTA NA CULTURA
Na Trofa, os alunos menos favorecidos são ainda apoiados pela Câmara Municipal no que concerne a refeições escolares, sendo o custo das mesmas suportado pelo Município. Com vista a fomentar uma alimentação mais saudável, o Município tem ainda apostado na Educação Alimentar nas escolas, assegurando um regime de fruta escolar nas refeições servidas aos alunos.
No que toca à saúde, a Câmara Municipal da Trofa tem ainda no terreno o projeto “Ver Mais Longe”, que envolve rastreios visuais e oferta de óculos graduados a todos os alunos carenciados do Concelho.
Ao longo do ano, são ainda várias as festividades assinaladas pela Câmara Municipal nas escolas do locais, nomeadamente o Carnaval. Em destaque, o Dia Mundial da Criança, com uma programação pautada, por exemplo, pela Educação Ambiental. No período de férias de Verão, a Autarquia apoia ainda as Colónias Balneares. Estes três projetos são desenvolvidos em parceria com a FAPTrofa, Federação das Associações de Pais das Escolas do Concelho.
Entre as principais medidas de aposta na Educação, o Orçamento Participativo Jovem assume-se como uma das mais impactantes. Através deste projeto, a Autarquia compromete-se, anualmente, a concretizar as propostas vencedoras apresentadas pelos alunos candidatos, destinando 7500 euros para a realização do projeto de âmbito escolar e 17 500 para a concretização do projeto de âmbito concelhio. Foram já vários os projetos implementados no concelho no âmbito do OPJ, como bibliotecas escolares, o Laboratório de Ciências da EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques e a criação de ATL no JI de Giesta.
Recentemente, a Câmara Municipal da Trofa lançou ainda a plataforma online “Trofa +”, um projeto que promove competências e valores que ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade. Um espaço com desafios e concursos, onde os alunos podem descobrir a importância de serem cidadãos ativos, responsáveis e solidários, informando-os sobre o património do seu concelho, nomeadamente através de jogos sobre os monumentos, as personalidades, as lendas e as tradições.