Municipio
TROFA INVESTE ANUALMENTE DOIS MILHÕES DE EUROS NA EDUCAÇÃO
27 de Janeiro de 2020
0 comentários

CÂMARA MUNICIPAL APOSTA NO FUTURO DOS MAIS NOVOS COM MEDIDAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS MENOS FAVORECIDAS 

A área da Educação vai continuar a ter papel prioritário no trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal da Trofa, em 2020. Reforçando o apoio às famílias e alunos do Concelho, a Autarquia vai canalizar cerca de 2 milhões de euros do Orçamento Municipal para a concretização das diferentes medidas de ação social escolar, projetos pedagógicos e de investimento na melhoria das condições de aprendizagem dos mais novos.

Continuar a aposta na Educação e no apoio às famílias é uma das metas do Executivo Municipal Trofense para o ano de 2020. No sentido de reforçar o trabalho feito na área educativa, a Câmara Municipal da Trofa tem no terreno um conjunto de medidas de investimento, que ascendem aos 2 milhões de euros e que passam pela disponibilização de transportes gratuitos, refeições, fichas e material escolar para as crianças dos agregados familiares com escalão A, B e C., rastreios visuais para todos os alunos do 2º ano do 1º ciclo, através da protocolo com todas as óticas do Concelho, com a oferta de óculos, armações e lentes a todos os alunos com escalão A e B, mas também dotando as escolas de wifi, tablets, computadores e criando uma plataforma educativa para as crianças, para os pais e para os professores. 

“As políticas e medidas educativas e de apoio social são extensíveis e transversais aos diferentes pelouros, e esse trabalho tem-se refletido no Concelho a vários níveis. Recebemos, aliás, pela primeira vez, o título de Autarquia Familiarmente Responsável, o que nos motiva ainda mais a continuar esta aposta. Apoiar as famílias é também apoiar a Educação e todo o esforço que uma boa educação acarreta e significa para cada agregado”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

De destacar que, só em 2019, a Câmara Municipal da Trofa investiu cerca de 4,5 milhões de euros na requalificação de escolas no concelho, nomeadamente de caráter energético, como as Escolas de Giesta, Esprela e Feira Nova e ainda a requalificação profunda da EB2.3 Professor Napoleão Sousa Marques. A manutenção e o apetrechamento das escolas, nomeadamente através de aquisição de material informático, integra o orçamento anual da Autarquia no que toca a investimentos na Educação.

TRANSPORTES ESCOLARES GRATUITOS E ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

No âmbito do apoio na área da Ação Social Escolar, os transportes escolares continuam a ter destaque. Este apoio significa para a Câmara Municipal da Trofa, anualmente, um investimento de mais de meio milhão de euros, o que se traduz numa “importante ajuda para as famílias trofenses”, destaca o autarca.

Na Trofa, todas as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico (dos 3 aos 10 anos), dispõem de transporte gratuito, efetuado em circuitos especiais pelos autocarros da Câmara Municipal. O transporte é feito com acompanhamento permanente por técnicos da autarquia, que controlam a quem são entregues as crianças – todos os vigilantes dispõem de informação das pessoas que estão autorizadas a receber as crianças à chegada ao seu destino.

Por sua vez, todos os jovens que frequentam os anos escolares do 5º ao 9º ano e que vivem a mais de 2km da escola também têm direito a transporte gratuito. Ainda que a lei apenas obrigue a autarquia a comparticipar os passes dos alunos que vivam a 4km ou mais da escola, nos casos referidos anteriormente a Câmara Municipal comparticipa a 100% os seus passes escolares. Já os jovens do 10º ao 12º ano que vivam a mais de 2km da escola, na Trofa, têm os seus passes comparticipados em 50%.

De forma a ajudar as famílias e a permitir que os alunos continuem os estudos, a autarquia atribui ainda Bolsas para o Bolsas de Estudo do Ensino Superior, contando ainda com o apoio da Savinor – Grupo Soja Portugal.  Nesta linha, o Município entrega ainda Bolsas para a Universidade Júnior, que patrocinam os cursos de Verão na Universidade do Porto para alunos do 5º ao 11º ano. Com vista a reconhecer o mérito dos alunos, a autarquia realiza, anualmente, uma cerimónia de entrega de Prémios de Mérito Escolar. 

APOIO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E A AGREGADOS FAMILIARES MENOS FAVORECIDOS

Do conjunto de medidas de cariz social escolar, a Autarquia disponibiliza ainda apoio psicológico nas escolas e tarefeiras dedicadas a alunos com necessidades especiais educativas. 

Às famílias mais carenciadas, a Câmara Municipal atribui, no início de cada ano letivo, kits de material escolar e fichas de atividades, sendo ainda de destacar o projeto “Muito +”, através do qual a Autarquia promove a reutilização de manuais escolares entre os munícipes mais desfavorecidos.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E APOSTA NA CULTURA

Na Trofa, os alunos menos favorecidos são ainda apoiados pela Câmara Municipal no que concerne a refeições escolares, sendo o custo das mesmas suportado pelo Município. Com vista a fomentar uma alimentação mais saudável, o Município tem ainda apostado na Educação Alimentar nas escolas, assegurando um regime de fruta escolar nas refeições servidas aos alunos.

No que toca à saúde, a Câmara Municipal da Trofa tem ainda no terreno o projeto “Ver Mais Longe”, que envolve rastreios visuais e oferta de óculos graduados a todos os alunos carenciados do Concelho.

Ao longo do ano, são ainda várias as festividades assinaladas pela Câmara Municipal nas escolas do locais, nomeadamente o Carnaval. Em destaque, o Dia Mundial da Criança, com uma programação pautada, por exemplo, pela Educação Ambiental. No período de férias de Verão, a Autarquia apoia ainda as Colónias Balneares. Estes três projetos são desenvolvidos em parceria com a FAPTrofa, Federação das Associações de Pais das Escolas do Concelho. 

Entre as principais medidas de aposta na Educação, o Orçamento Participativo Jovem assume-se como uma das mais impactantes. Através deste projeto, a Autarquia compromete-se, anualmente, a concretizar as propostas vencedoras apresentadas pelos alunos candidatos, destinando 7500 euros para a realização do projeto de âmbito escolar e 17 500 para a concretização do projeto de âmbito concelhio. Foram já vários os projetos implementados no concelho no âmbito do OPJ, como bibliotecas escolares, o Laboratório de Ciências da EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques e a criação de ATL no JI de Giesta.

Recentemente, a Câmara Municipal da Trofa lançou ainda a plataforma online “Trofa +”, um projeto que promove competências e valores que ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade. Um espaço com desafios e concursos, onde os alunos podem descobrir a importância de serem cidadãos ativos, responsáveis e solidários, informando-os sobre o património do seu concelho, nomeadamente através de jogos sobre os monumentos, as personalidades, as lendas e as tradições.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T