Atualidade
INFORMAÇÃO: INSTALAÇÃO DOS CONTADORES INTELIGENTES DE ELETRICIDADE
06 de Fevereiro de 2020
0 comentários
Os denominados de contadores inteligentes ou smart meters, são os novos equipamentos de registo de consumo de energia com um sistema de telecontagem incorporado que permite o envio das leituras à distância.
É obrigatório a mudança de contador?
Sim, a distribuidora enviará uma carta com toda a informação necessária, nomeadamente, dia e hora da alteração. Esta alteração irá envolver todos os consumidores de energia, independentemente do contrato de luz que tenha.
Os novos contadores poderão ajudá-lo a compreender os seus consumos e ainda os períodos do dia onde consome e gasta mais eletricidade. Além disto, as alterações à sua tarifa elétrica, ou até mesmo a mudança da potência contratada, podem ser feitas à distância, sem que tenha de existir um técnico no local.
As leituras já podem ser enviadas à distância, contudo, as fornecedoras de luz continuam a aceitar as leituras dadas diretamente pelo cliente. Todas estas vantagens irão ajudar a poupar na conta da energia.
Se não tiver internet, não é possível ter um contador inteligente?
Em caso da não existência de qualquer serviço de internet no local, não existe qualquer problema, uma vez que os novos contadores incluem um sistema interno de comunicações próprio.
Informações adicionais
A instalação destes contadores é obrigatória e gratuita para todos os consumidores, pelo que é sugerido que se aguarde informação por parte da distribuidora de energia. Se ainda não tem o novo contador, ou se não recebeu qualquer informação sobre tal, contacte com a distribuidora de eletricidade com o número 808 100 100.
A informação contida no artigo é da responsabilidade da Selectra Portugal.