Atualidade
MILHARES DE FOLIÕES ANIMARAM O CARNAVAL MAIS FAMILIAR DE PORTUGAL
26 de Fevereiro de 2020
0 comentários

DESFILE DE CARNAVAL DA TROFA DECORREU NO PASSADO DOMINGO, NA ZONA ENVOLVENTE À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Se de animação e folia se faz a tradição do Carnaval, os foliões da Trofa sabem fazer-lhe jus como ninguém. No passado domingo, foram milhares os que se juntaram na zona envolvente à Estação Ferroviária para celebrar o Entrudo, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela FAP Trofa, que deu destaque aos pequenos super-heróis das escolas do concelho.

O Carnaval mais familiar de Portugal voltou a fazer-se de muita animação. No passado domingo, 23 de fevereiro, milhares de foliões deram vida ao desfile de Carnaval da Trofa, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a FAP Trofa – Federação das Associações de Pais das Escolas do concelho da Trofa.

Este ano, o tradicional desfile carnavalesco foi dedicado aos poderes e qualidades especiais dos super-heróis, tema que mobilizou a comunidade escolar e concelhia.

Externo ao concelho, o júri de âmbito escolar foi constituído pelo Presidente da CONFAP, Jorge Ascensão, pela Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Amélia Del Rio e pelo professor do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Pedro Sá. O júri avaliou a criatividade/originalidade, a indumentária, a coreografia e o carro alegórico de cada um dos grupos.

A Escola Básica de Bairros foi a grande vencedora do desfile, trazendo a temática dos heróis da vida real ao Carnaval. Por sua vez, a Escola Básica de Lagoa alcançou o segundo lugar, com o tema do Capitão América, seguida da Escola Básica de Paranho, com a temática do Super Homem. Em quarto lugar ficou a Escola Básica de Finzes, com o tema Aquaman. A Escola Básica de Paradela alcançou o 5º lugar, com o tema Power Rangers.

Mesmo não classificadas, as restantes escolas do concelho não deixaram de primar pela criatividade. A Escola Básica de Vila trouxe os PJ Masks ao desfile, sendo que a Escola Básica de Querelêdo escolheu a mística do Dragon Ball. Já a Escola Básica da Portela convidou a Lady Bug e o Gato Noir. Por sua vez, a Escola Básica de Giesta e o JI de Giesta desfilaram juntos, apresentando-se como a família dos Incríveis.
Também a Escola Básica de Fonteleite se apresentou no desfile, com a temática do super-herói Shazan. A Escola Básica de Feira Nova encarnou o espírito e os valores do Batman, sendo que a Escola Básica da Estação trouxe à rua os melhores caça-fantasmas do mundo. A Escola Básica de Cerro 2 apresentou-se com muitos Super Mário e a Escola Básica de Cerro 1 com piratas e piratinhas. A Escola Básica de Cedões apresentou uma especial corporação de Bombeiros.

Todos os alunos tiveram direito a uma medalha de participação. Cada escola participante recebeu um projetor, para utilizar nas atividades escolares.

Além das crianças das escolas básicas e dos jardins de infância, os foliões voltaram a ter lugar cativo no corso, garantindo a sátira e humor.  Os prémios atribuídos aos foliões de Carnaval foram os seguintes: 1º CornoVirus (350 euros, patrocínio da Redifogo); 2º Metro Foliões (300 euros, patrocínio Teixeira e Sousa); 3º - Marilú (250 euros, patrocínio da junta de freguesia de Bougado); 4º Sílvia & Céu (150 euros, patrocínio da junta de freguesia de Bougado); 5º A última esperança – metro à vista (100 euros, patrocínio da junta de freguesia de Bougado).

Este ano, o Carnaval da Trofa teve também a novidade de incluir alguns grupos convidados. O desfile contou com a presença do trio Elétrico da Academia de Música Head Phones, da Escola de Samba da Trofa e das escolas de dança Alvadance e MTV4 Dance.

Galeria
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T