Municipio
PARENTALIDADE POSITIVA PROMOVIDA NA TROFA COM AÇÕES DE FORMAÇÃO
06 de Março de 2020
0 comentários

SESSÕES DECORREM DE 5 DE MARÇO A 15 DE MAIO

“Prefira ser um bom exemplo para o seu filho em vez do pai perfeito”. Este é o mote para a iniciativa de parentalidade positiva promovida pela Câmara Municipal em parceria com a FAP Trofa, no âmbito do projeto Trofa +. Entre 5 de março e 15 de maio, a autarquia promove um conjunto de sessões sobre a temática, destinadas aos pais e encarregados de educação.

A pensar nas crianças do Concelho, a Câmara Municipal da Trofa volta a dar destaque ao projeto “Trofa +”. No sentido de fomentar a parentalidade positiva, a Autarquia, em parceria com a FAP Trofa, vai promover um conjunto de ações de formação sobre a temática, com base no mote “Prefira ser um bom exemplo para o seu filho em vez do pai perfeito”.

As sessões irão dividir-se entre o Auditório do Fórum XXI e a Escola EB 2/3 São Romão do Coronado. A primeira sessão no Auditório do Fórum XXI decorreu a 5 de março, com o objetivo de dar resposta à pergunta “O que é a parentalidade positiva?”. A 13 de março, “As rotinas do sono e as suas implicações na saúde infantil” estarão em debate. Ainda no mês de março, concretamente no dia 26, a Câmara Municipal convida a participar numa sessão em que se falará de “Brincar em família – birras dos filhos e/ou dos pais?”.

“Menos é mais na educação” será o tema da sessão de 17 de abril. O ciclo de iniciativas sobre parentalidade positiva encerra a 15 de maio, tendo como destaque o tema “Pais presentes, filhos contentes”, integrando ainda um lanche convívio. Todas as sessões decorrem entre as 18h15 e as 19h30.


Já na Escola EB 2/3 São Romão do Coronado, a primeira sessão decorre a 6 de março, com uma apresentação do tema “O que é a parentalidade positiva?”. No dia 13, as rotinas do sono e as suas implicações na saúde infantil são o tema em destaque, precedendo uma sessão sobre a importância do brincar em família e do estabelecimento de regras e limites, que terá lugar no dia 26.

A 17 de abril, a iniciativa abordará a importância de encorajar e elogiar, transformando atenção negativa em atenção positiva. A 8 de maio, é a vez de explicar a importância da escola, concretamente como ajudar o seu filho nos trabalhos de casa e como motivá-lo para a aprendizagem e para a escola. A iniciativa encerra a 22 de maio, com um lanche convívio com a presença das famílias. Todas as sessões na Escola EB 2/3 São Romão do Coronado decorrem entre as 18h30 e as 19h30.

As iniciativas serão divulgadas nas escolas, sendo que os pais interessados devem preencher a ficha de inscrição respetiva junto do professor titular do seu educando. A inscrição é individual e válida para o conjunto das 5 sessões.

O projeto Trofa + integra uma candidatura no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Área Metropolitana do Porto.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T