Municipio
CASTRO DE ALVARELHOS EM DESTAQUE NO AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO
02 de Março de 2020
0 comentários

 CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA APRESENTA MONUMENTO NACIONAL NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO DO AEROPORTO A 9 DE MARÇO

 

A Câmara Municipal da Trofa, numa parceria com a Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, estará no próximo dia 9 de março numa campanha de promoção turística no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em destaque na Loja Interativa de Turismo, na plataforma de chegadas, estará o Castro de Alvarelhos, Monumento Nacional e referência do Município.

 

Mostrar a quem chega aquela que é uma das mais importantes referências do Município da Trofa. É este o objetivo da campanha de promoção turística que a Câmara Municipal levará a cabo no próximo dia 9 de março, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Município estará presenta na plataforma de chegadas com uma exposição do espólio da estação arqueológica.

 

Entre as peças em destaque na Loja Interativa de Turismo estarão mós, prisão de gado, telhas, pesos e teares em miniatura. A inauguração desta mostra, será assinalada pelas 16h00, com um welcome drink e um momento musical.

 

“O Castro de Alvarelhos apresenta um valor inquestionável, do ponto de vista cultural, histórico, científico e turístico. Este tipo de ação constitui, por isso, uma mais valia para o nosso Município, já que nos permite chamar a atenção para a sua importância. Este é um espaço de grande importância para a compreensão da história da Trofa e consequentemente para a atração de mais visitantes e turistas, contribuindo para a dinamização da economia local”, salienta o vereador do Turismo do Município, Renato Pinto Ribeiro.

 

O Turismo do Porto e Norte de Portugal estará em campanha de promoção turística da zona norte entre 9 e 20 de março

 

SOBRE O CASTRO DE ALVARELHOS

O Castro de Alvarelhos é Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910 e beneficia de uma Zona Especial de Proteção desde 1976, retificada e ampliada em 1992. Teve várias épocas de ocupação, desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média, guardando vestígios materiais e arquitetónicos.

Localiza-se na freguesia de Alvarelhos, na Serra de Santa Eufémia, numa elevação na margem direita do Ribeiro da Aldeia. Encontra-se protegido por uma zona especial de proteção (ZEP) com cerca de 130 hectares que ultrapassa os limites do concelho da Trofa e se estende para a freguesia de Guilhabreu, concelho de Vila do Conde, abrangendo ainda uma pequena parcela de S. Pedro de Avioso, freguesia do concelho da Maia. Tal perímetro traduz a dimensão desta estação arqueológica colocando-o entre os maiores do Noroeste Peninsular.

A ocupação deste local durante a Idade do Bronze está documentada por cerâmicas polidas e carenadas, machados em pedra polida e lâminas em sílex, sendo, por ora, desconhecidos vestígios de construções desse período.

A zona de visita mais expressiva corresponde a uma plataforma intermédia, onde se identificaram, além de estruturas circulares castrejas, diversos indícios arquitetónicos de romanização, nomeadamente casas de tipo domus, sobrepostas às construções da Idade do Ferro. Do período da ocupação medieval são ainda visitáveis, neste espaço, as ruínas da segunda Igreja de Alvarelhos e sepulturas do mesmo período.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T