Atualidade
NASCEU PREMATURO? A UNIVERSIDADE DO PORTO QUER ESTUDAR O SEU CASO
09 de Março de 2020
0 comentários

“HEALTH OF ADULT PEOPLE BORN PRETERM” É UM PROJETO PIONEIRO NA INVESTIGAÇÃO DE ADULTOS COM HISTORIAL DE PREMATURIDADE 

A Câmara Municipal da Trofa está a divulgar o projeto HAPP-e, “Health of Adult People Born Preterm – an e-cohort pilot study”, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Este estudo pretende estudar a saúde e a qualidade de vida de adultos nascidos prematuros. Neste sentido, a instituição convida adultos com historial de prematuridade a participar nesta inovadora forma de fazer investigação.

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto está a convidar adultos com historial de prematuridade a participarem numa forma inovadora de fazer investigação, em larga escala e usando ferramentas digitais. O projeto “Health of Adult People Born Preterm” visa estudar a saúde e a qualidade de vida de adultos (maiores de 18 anos) nascidos prematuros (menos de 37 semanas de gestação).

Os participantes serão seguidos ao longo do tempo, com o objetivo de descrever e compreender a evolução da sua saúde e condições de vida. Os casos estudados poderão ser acompanhados através das e-coortes, um método promissor para melhorar a saúde e as condições de vida dos adultos nascidos prematuros, por permitirem expandir o conhecimento científico.

Esta é a primeira vez que um projeto assim é implementado para estudar as consequências dos nascimentos prematuros. Na primeira fase do projeto será lançado um questionário em alemão, francês, inglês e português, com o objetivo de analisar os métodos de recolha de dados e aperfeiçoar as ferramentas do inquérito para a segunda fase do projeto.

Para a organização, participar no HAPP-e é doar um pouco do seu tempo para melhorar o conhecimento sobre as condições dos adultos nascidos prematuros. Ao responder a questionários online, ao partilhar a sua experiência e testemunho, ficará envolvido ativamente na investigação clínica, contribuindo para a publicação de resultados científicos que melhorarão a saúde de amanhã.

Os interessados podem participar e saber mais do projeto através do site https://happ-e.inesctec.pt/pt/.


Imagem: https://www.omeubebe.com/

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T