Atualidade
ROTARY CLUB DA TROFA DINAMIZA CICLO DE PALESTRAS SAÚDE E EDUCAÇÃO ONLINE
29 de Abril de 2020
0 comentários

PALESTRA COM PROFESSOR DOUTOR FERNANDO CARVALHO RODRIGUES TEM LUGAR A 18 DE MAIO, PELAS 21H00, VIA ZOOM

Depois de ter sido cancelada devido ao COVID-19, a terceira palestra do I Ciclo de Palestras de Saúde e Educação, promovido pelo Rotary Club da Trofa em parceria com a Câmara Municipal, será realizada a 18 de maio, pelas 21h00, desta vez via online. “Ciência e Inovação na conquista do espaço” é o tema apresentado pelo Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, reconhecido como “o pai” do primeiro satélite português.

Depois do Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões e de Maria Elisa Domingues terem abordado as temáticas dos desafios da sociedade no século XXI e da importância dos cuidadores, respetivamente, o I Ciclo de Palestras de Saúde e Educação contará com a presença do Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues.

A iniciativa, promovida pelo Rotary Club da Trofa em parceria com a Câmara Municipal, convida a um momento de partilha de conhecimento com aquele que é considerado o “pai” do primeiro satélite português, sob o mote “Ciência e Inovação na conquista do espaço”. Por força maior, respeitante ao COVID-19, a palestra será realizada via Zoom, através do link https://us04web.zoom.us/j/78178724617?pwd=M2YrcFYvT0ZlM1FxbEpuZUNldVhUdz09 . O ID da reunião é o 781 7872 4617 com a senha 020321.

Licenciado em Física na Universidade de Lisboa e Doutorado em Engenharia eletrónica pela Universidade de Liverpool, Fernando Carvalho Rodrigues conta com um vasto currículo nestas áreas. Entre as várias funções que assumiu ao longo da vida, foi Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico em 1985, Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial em 1984 e Diretor na Faculdade de Tecnologia da Universidade Independente de Lisboa, em 1995.

É conhecido como “o pai” do satélite português, sendo o responsável máximo pelo consórcio PoSAT que constituiu e lançou o primeiro satélite português, a 26 de setembro de 1993.

Carvalho Rodrigues recebeu diversos prémios e condecorações, dos quais se destacam o Pfizer (1977), a comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada (1995) e Doutor Honoris Causa (1995) pela Universidade da Beira Interior.

É também autor de diversas obras publicadas em Portugal e nos Estados Unidos. Encarregou-se da direção do Projeto Educativo DIDACTA à frente de uma vasta equipa de especialistas, investigadores e pedagogos.

Também gosta de cantar, ironicamente pela relativa semelhança fisionómica com o tenor Luciano Pavarotti.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T