Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA ALERTA PARA POUPANÇA NOS PRODUTOS BANCÁRIOS
31 de Julho de 2020
0 comentários
AUTARQUIA CONTINUA A INFORMAR MUNÍCIPES NAS DIVERSAS ÁREAS DE INTERESSE DOS CONSUMIDORES

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal da Trofa tem informado, periodicamente, os munícipes sobre as diversas áreas de interesse dos consumidores. O Gabinete do Centro Municipal de Informação ao Consumidor (CMIC), que visa salvaguardar, bem como promover, os direitos dos consumidores, está disponível para responder a todas as questões que possam surgir, nomeadamente sobre a poupança nos produtos bancários.

Certamente já se apercebeu que os bancos têm cobrado comissões, cujos valores tendem a aumentar. Para além destes débitos, ocorre ainda a cobrança anual do cartão de débito.

Se for o seu caso, e se pretender reduzir os seus gastos no âmbito das contas bancárias, propomos que, primeiramente, consulte todas as contas que tem abertas. Poderá fazê-lo gratuitamente através da internet, no site do Banco de Portugal, com o número de contribuinte e a senha das Finanças. Facilmente conseguirá visualizar, guardar e imprimir o documento, onde consta uma relação de todas as contas bancárias que tem em seu nome, seja como primeiro titular, seja como pessoa autorizada, o tipo de conta ou de produto bancário específico (tipo e subtipo de conta), a data de abertura e a eventual data de encerramento.

Se constatar que uma conta se encontra aberta, deverá ponderar se deve fechá-la, pois uma conta aberta, sem movimentos, poderá implicar débitos associados a despesas de manutenção, significando que poderá o saldo da sua conta estar negativo, devendo regularizar a dívida junto do seu banco.

A existência de mais do que uma conta aberta em seu nome poderá acarretar despesas extras e desnecessárias, pelo que sugerimos a ponderação do encerramento das contas que acarretem mais despesas, de forma a poupar algum dinheiro.

O encerramento das contas deve ser realizado no balcão da respetiva instituição bancária, apresentando os cartões de débito e cheques associados, mediante preenchimento de requerimento para o efeito. Aconselhamos que peça comprovativo da entrega desse pedido e que, posteriormente, no mínimo três meses depois, volte a consultar o site do Banco de Portugal para confirmar o encerramento.

Assim que tiver reduzido o número de contas bancárias em seu nome para uma única, poderá igualmente ver reduzido o valor da comissão de despesas de manutenção, devendo, para o efeito, solicitar junto do balcão a denominada conta de serviços mínimos bancários, que implica a despesa anual inferior a 5 euros.

Com este tipo de conta pode dispor gratuitamente de um cartão de débito para fazer pagamentos, levantamentos e transferências bancárias, aceder à gestão da conta pelo serviço de homebanking, fazer depósitos e débitos diretos.

Para mais informações, consulte o seu banco ou questione o Centro Municipal de Informação ao Consumidor da Trofa, sito no Fórum Trofa XXI, através do telefone número 252409290 ou enviando um e-mail para [email protected].
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T