Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DISPONIBILIZA PROGRAMA DE ATENÇÃO E REGULAÇÃO EMOCIONAL PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
03 de Agosto de 2020
0 comentários
PROJETO FOI DESENVOLVIDO JUNTO DAS CRIANÇAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO
A Câmara Municipal da Trofa tem prevista para o ano letivo de 2020/2021 a continuação da implementação do Projeto P.A.R.E – Programa de Atenção e Regulação Emocional, desenvolvido junto das crianças do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro. Este guia tem como foco os alunos em ano de transição de ciclo e está disponível online para os educadores e encarregados de educação.
Estará disponível para consulta e download o Projeto P.A.R.E – Programa de Atenção e Regulação Emocional, desenvolvido junto das crianças do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro a frequentar um ano de transição de ciclo.
Este programa divide-se em dois guias: o PARE Pré-Escolar, dirigido aos pais/encarregados de educação das crianças que frequentam o último ano da educação pré-escolar e que iniciarão a frequência escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021; o P.A.R.E 2.0, dirigido aos pais/encarregados de educação das crianças que frequentam o 4º ano e que iniciarão a frequência escolar do 2º CEB no ano letivo 2020/2021.
Considerando o final do ano letivo, os respetivos guias serão disponibilizados ao pessoal docente das crianças abrangidas pelo projeto, e encaminhados para os pais/encarregados de educação das mesmas.
O P.A.R.E trata-se de um guia que reúne os contributos de várias áreas, veiculando um conjunto de ideias e atividades que permitem de forma prática e lúdica promover o bem-estar emocional, físico e social das crianças e das famílias, dotando-as das competências necessárias para melhor gerirem as diversas situações que surgem ao longo do nosso percurso.
Assume, assim, especial enfoque sobre competências transversais que promovem a adaptabilidade à mudança, a flexibilidade e a resiliência. São percorridos os seguintes conteúdos: pré-escolar - competências pessoais e socio emocionais; competências de Vida e Hábitos de Vida Saudável; preparar a aprendizagem e o processo de leitura; a entrada no 1º ciclo do ensino básico; 4º ano - competências pessoais e socio emocionais; competências de vida e hábitos de vida saudável; bullyng e cyberbulling; a entrada no 2º ciclo do Ensino Básico.
Estes guias, de carater multidisciplinar que se encontram na génese deste projeto, resultam de um trabalho de equipa que reuniu a Divisão de Educação, Ação Social e Saúde da Câmara Municipal da Trofa e o Aquaplace.
A consulta e download poderá ser feita, em breve, no site oficial da Câmara Municipal da Trofa. Os guias estarão ainda disponíveis em formato físico na Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz e no Fórum Trofa XXI.