Atualidade
TROFA LANÇA ROTA DA ARTE SACRA DEPOIS DO GALARDÃO DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL
18 de Setembro de 2020
0 comentários

OFÍCIO DOS MESTRES SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO PODE AGORA SER CONHECIDO DE PERTO

 

A partir de agora pode conhecer de perto a mestria e o ofício dos Santeiros de São Mamede do Coronado, eleitos este ano como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A Câmara Municipal da Trofa avança com a criação de uma Rota da Arte Sacra no Vale do Coronado, que permite a todos os interessados visitar as oficinas dos grandes mestres.

Da Trofa para o país e do país para o mundo – assim se regeu sempre a arte dos Santeiros de São Mamede do Coronado. A partir de agora, a proximidade com a arte sacra feita na Trofa reforça também o contacto direto com os mestres que a trabalham, com a criação da Rota da Arte Sacra, impulsionada pela Câmara Municipal.

Depois da atribuição do Selo de uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, chancela da edição de 2020 das 7 Maravilhas de Portugal, os Santeiros de São Mamede do Coronado abrem as portas das suas oficinas a todos os que queiram adquirir peças e ver de perto a mestria do ofício da arte santeira.

Ao todo são oito os locais destacados no Roteiro, entre oficinas e antigos locais de criação de peças, como são exemplo a Oficina do Mestre Vinhas e a Casa do Comendador, antiga residência de José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa senhora de Fátima e grande impulsionador desta arte no vale do Coronado.

“Esta é uma iniciativa turística que há muito faz sentido, mas que surge agora com motivação reforçada. A arte e o nome dos Santeiros de São Mamede do Coronado somam reconhecimento, e é fundamental que, enquanto Autarquia, continuemos a trabalhar para que esse reconhecimento nunca seja esquecido. Para que seja, aliás, trabalhado como uma das mais importantes marcas culturais do Município”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

Herdeiros de uma longa tradição impulsionada em 1920 por José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontra na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, estes talentosos escultores e pintores têm levado a sua arte a todo o mundo, trabalhando com mestria o seu ofício único, a partir das suas oficinas localizadas na Vila do Coronado.

Pode consultar o folheto informativo do Roteiro da Arte Sacra na Casa da Cultura da Trofa, na Loja Interativa de Turismo e no Polo III da Câmara Municipal, situado a Estação do Coronado.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T