Atualidade
LOJA INTERATIVA DE TURISMO RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE A ARTE BARCELENSE DA MADEIRA
21 de Setembro de 2020
0 comentários

ENTRE 17 DE SETEMBRO E 16 DE OUTUBRO

 

Entre 17 de setembro e 16 de outubro, a Loja Interativa de Turismo recebe uma exposição cedida pela Câmara Municipal de Barcelos, com uma variedade de trabalhos em madeira de vários artesãos barcelenses, onde se destaca a arte e a minúcia. A entrada é gratuita.

A madeira é uma matéria-prima muito utilizada na produção de peças decorativas e utilitárias, existindo em Barcelos uma série de artesãos que a trabalham de forma minuciosa e artística. 

A rota da madeira não se concentra em nenhuma área territorial específica do concelho, garantindo assim uma dispersão da riqueza patrimonial cultural e artística ligada a este tipo de trabalhos.

As peças mais comuns são as miniaturas em madeira, que representam maioritariamente cenas da vida rural e brinquedos. Quanto a peças de maior dimensão, são produzidos utensílios agrícolas, móveis rústicos e peças de caráter religioso.  

Atualmente, o galo é também um ativo desta produção, que passou de utilitária e decorativa, mas manteve a sua beleza, identidade e rusticidade.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T