Atualidade
PARQUE DAS AZENHAS É ESPAÇO DE ELEIÇÃO PARA LAZER E TREINO DESPORTIVO
06 de Outubro de 2020
0 comentários

PAISAGEM NATURAL É PROCURADA POR VISITANTES E ATLETAS PROFISSIONAIS

 

É um dos ex-libris do Município da Trofa e ganha cada vez mais projeção. O Parque das Azenhas, na margem do Rio Ave, é um dos lugares mais escolhidos para a prática desportiva na zona norte, nomeadamente por atletas profissionais, destacando-se pela sua paisagem natural.

As obras de requalificação das margens do Rio Ave fizeram surgir, na sua margem esquerda, aquele que se transformou num dos mais visitados parques da zona norte. Situado no Município da Trofa, o Parque das Azenhas foi criado com o objetivo de preservar o património natural e edificado que marca o local, objetivo que não passa despercebido aos olhos de quem visita.

A crescente frequência do espaço tornou-se notória desde a sua abertura ao público, em 2017, mas tem-se acentuado nos últimos anos.

O espaço é, aliás, tido como de eleição não só para amantes da prática de atividade física, como também por atletas profissionais, que aqui preparam as suas provas. É o caso da atleta olímpica e Campeã Europeia Sara Moreira, e ainda dos irmãos Davide e Joaquim Figueiredo, que, não sendo atletas olímpicos, são atletas medalhados em provas mundiais e europeias de atletismo veterano, além do Trofense Rui Pedro Silva, com um palmarés invejável de vitórias. A escolha prende-se também com devido à localização do parque, na zona Norte do Concelho, com os bons acessos do mesmo, e com os parques de estacionamento existentes junto a várias entradas do Parque, além do percurso sem desníveis, o que facilita atividades como marcha e corrida.

O Parque das Azenhas dispõe de um percurso linear com, aproximadamente, cinco quilómetros, que os visitantes podem utilizar para conhecer a zona. Um trilho interpretativo e informativo, que acompanha a margem do Rio. Aqui, a contemplação faz-se pelas várias azenhas, açudes, pontões, esteios e ramadas, presentes ao longo de todo o percurso. O percurso pode ser realizado a pé ou de bicicleta, sendo que os seus visitantes podem alugar este meio de transporte no local, e em breve o Parque será também dotado de trotinetas para utilização partilhada, - as Trofinetes. 

Para além deste circuito, o parque liga vários pontos da cidade, e possui ainda instalações sanitárias, um centro de apoio à visitação, que abre sob marcação, dando a conhecer a flora e a fauna ali existente.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T