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CMIC: DICAS PARA EVITAR SITUAÇÕES CONFLITUOSAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
13 de Outubro de 2020
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ELABORAÇÃO DE LISTA DOS PRODUTOS NECESSÁRIOS E A VISUALIZAÇÃO ANTECIPADA DOS FOLHETOS SÃO ALGUMAS SUGESTÕES


Uma simples ida ao supermercado pode tornar-se numa dor de cabeça. Ou não.

Para evitar problemas, sugerimos que elabore uma lista de produtos que lhe fazem falta, de modo a evitar atrasos nos corredores do estabelecimento e conseguir gastar o orçamento que realizou para esse efeito. Importa ainda ter conhecimento do valor que tem na sua posse para fazer face às despesas correntes de sua casa.

A visualização antecipada dos folhetos pertencentes a dois ou mais supermercados, bem como a consulta dos cupões de desconto, permitirá a poupança, através da compra de produtos que se encontram em promoção, nomeadamente se coincidirem com os produtos que incluiu na sua lista.

Pondere se será vantajoso adquirir uma ou mais embalagens dos bens de que necessita, tendo sempre em atenção os prazos de validade dos artigos alimentares, para evitar desperdícios e garantir a sua saúde e bem-estar.

Provavelmente no ato de pagamento já se apercebe se o valor orçamentado é o que lhe cobram, mas por vezes isso não acontece, pelo que é importante verificar sempre o talão de pagamento, de modo a verificar se não houve enganos. Se o fizer na hora, evita novas deslocações ao local para reclamar, perdas de tempo e despesas de locomoção, pois o assunto ficará resolvido de imediato, conforme direito que lhe assiste. Contudo, pode sempre fazê-lo posteriormente, sendo necessário apresentar o respetivo talão de pagamento.

Caso o talão inclua o pagamento de eletrodomésticos, lembre-se da importância de o guardar durante o prazo da garantia de 2 anos, imprescindível para reclamar a reposição de eventuais defeitos que venham a surgir durante esse período.

Quanto à troca de produtos, estas só podem ser realizadas se o estabelecimento permitir, pelo que deverá assegurar-se desse facto e qual o prazo para o fazer.

Para mais informações sobre este e outros assuntos que contemplam a relação de compra e venda ou da prestação de serviços entre um particular e uma empresa, peça orientação ao Serviço do Centro Municipal de Informação ao Consumidor da Trofa, sito no Fórum Trofa XXI, através do telefone 252 409 290 ou enviando uma e-mail para [email protected]

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