Atualidade
CRIANÇAS DA TROFA EXPERIMENTAM JOGOS DE REALIDADE AUMENTADA EM PROJETO AMBIENTAL
09 de Novembro de 2020
0 comentários

PROGRAMA  “ESCOLHE O AR EM MOVIMENTO” ARRANCA A 12 DE NOVEMBRO NA EB1/JI DE CERRO 2

 

Arrancam a 12 de novembro, as iniciativas ambientais de realidade aumentada nas escolas do concelho, no âmbito do projeto da autarquia trofense denominado “Escolhe o Ar em Movimento”. A EB1/JI de Cerro 2 é a primeira a receber este conjunto de experiências em contexto de sala de aula, realizadas em estreito cumprimento com as normas da DGS e com os Planos de Contingência de cada espaço escolar.

Sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar é o grande objetivo do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, que a Câmara Municipal da Trofa vai levar a todos os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho. A iniciativa recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e noutros espaços exteriores, através da visualização de vídeos de realidade virtual com recurso a óculos VR.

Este projeto “Escolhe o Ar em Movimento” tem financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, seguindo as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Neste âmbito, estão já agendadas as duas primeiras ações de sensibilização. A primeira está marcada para a próxima quinta-feira, dia 12 de novembro, pelas 14h00, na EB1/JI de Cerro 2, na Turma C24 (4º ano). Dia 17 de novembro, pela mesma hora, é a vez da Turma 4PN6 (4º ano), da EB1/JI de Paranho.

Devido ao contexto de pandemia, as ações experimentais tiveram de ser marcadas numa turma de cada agrupamento de escolas, salvaguardando o Plano de Contingência das próprias instituições.

Esta experiência envolve um vídeo de realidade virtual, com a duração de dois minutos, que simula um percurso de bicicleta pelo Parque das Azenhas, na Trofa. À medida que os alunos progridem, virtualmente, pela ecovia, poderão ver informação a surgir ao redor, informação essa ligada com a temática da qualidade do ar, da qualidade de vida e da melhoria da saúde.

O conceito, bipartido, assenta em duas modalidades: uma modalidade para dinamização em sala de aula e uma modalidade de reconhecimento exterior, na qual serão dispersos, em 10 pontos da cidade da Trofa, suportes com padrões de reconhecimento (QR Code) que permitam aos alunos e a outros cidadãos com a app verificar as experiências de realidade aumentada colocadas.

O objetivo é enfatizar os benefícios da mobilidade sustentável, demonstrando as formas como o Município da Trofa tem trabalhado na promoção dessa prática, fomentando, ao mesmo tempo, a valorização do território.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T