Atualidade
CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA PREMIOU CONTO “MAMÃ, PODEMOS TER UM HUMANO DE ESTIMAÇÃO?” DE CAROLINA ALLEGRO
21 de Novembro de 2020
0 comentários


INICIATIVA, INTEGRADA NAS COMEMORAÇÕES DO 22º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DA TROFA, DECORREU ESTA SEXTA-FEIRA, ATRAVÉS DE VIDEOCONFERÊNCIA

 

É uma das iniciativas que marcam as Comemorações do Aniversário do Município da Trofa e que se destacam no cartaz cultural da autarquia. A Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Lusófono da Trofa, edição 2020, decorreu esta sexta-feira, 20 de novembro, este ano através de videoconferência, mas mantendo o objetivo: premiar a criatividade literária.

 

Realizou-se esta sexta-feira, 20 de novembro, a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2020. A iniciativa, integrada nas Comemorações do 22º Aniversário do Município, decorreu através de videoconferência e foi transmitida online no Facebook da Câmara Municipal da Trofa.

 

O momento destacou a divulgação dos vencedores do Concurso Lusófono da Trofa “Prémio Matilde Rosa Araújo” 2020, que este na foi atribuído à portuguesa Maria Carolina Sollari Allegro Machado Lopes. A vencedora foi galardoada com um prémio de 2 mil euros, atribuído ao conto “Mamã, podemos ter um humano de estimação?”.

 

Já o Prémio de Melhor Ilustração foi atribuído a Ricardo Miguel Ladeira de Carvalho, de Portugal, a quem foi atribuído um prémio de 1500 euros.

 

O Prémio Lusofonia, no valor de 1000 euros, foi atribuído a Fernando Adão Carlos, de Angola, pelo conto “A Bicicleta Avó-Mãe”. Esta foi a primeira vez que um autor de Angola foi distinguido.

 

Como habitualmente, a cerimónia contou ainda com a atribuição de Menções Honrosas. A Menção Honrosa, na categoria Conto, foi atribuída ao português Fernando Manuel Amorim Giesta, pelo conto “A horta da Senhora Woolf tem. Batatas e Alfaces tem. Uma linha de comboio tem” e ao brasileiro Diego Alves Amâncio, pelo seu trabalho “Procurando a Raquel”.

 

Na categoria de ilustração, este ano foi introduzida como novidade a existência de Menções Honrosas e foram atribuídas aos portugueses Pedro Velho e Rafael Mendes Pereira.

 

O momento contou ainda com o lançamento do Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa em 2019, “O Mistério da Meia Desaparecida”, da autoria de Vitória Alves e com ilustração de Sandra Sofia Santos, ambas vencedoras da edição 2019 deste Concurso. Esta obra dedicada a criança foi agora lançada, pois em maio último, altura em que estava prevista a sua apresentação, a Feira do Livro da Trofa teve que ser cancelada devido à pandemia.

 

Este ano, o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo viu renovado o júri responsável pela seleção das ilustrações e dos contos vencedores, integrando agora o escritor David Machado, o ilustrador João Vaz de Carvalho, as representantes da Editora Tcharan, Adélia Carvalho (escritora) e Marta Madureira (ilustradora), a representante do Camões, IP, Ana Isabel Soares (Docente na Universidade do Algarve) e o representante da Câmara Municipal da Trofa, João Rosas (bibliotecário).

 

Esta iniciativa mantém a parceria do Instituto Camões e atingiu este ano a maioridade, já que esta ação nasceu em 2002 como Concurso Literário da Trofa.

 

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T