Atualidade
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA LEVOU REALIDADE AUMENTADA ÀS ESCOLAS DO CONCELHO
24 de Novembro de 2020
0 comentários

PROJETO AMBIENTAL “ESCOLHE O AR EM MOVIMENTO” QUER SENSIBILIZAR E CAPACITAR AS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA E DO AR

 

Sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar é o grande objetivo do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, promovido pela Câmara Municipal da Trofa. A iniciativa passou pela EB1/JI de Cerro 2 e pela EB1/JI de Paranho e entusiasmou os mais jovens.

A primeira turma a receber a experiência de realidade aumentada foi a Turma C24 do 4º ano, da EB1/JI de Cerro 2, no dia 12 de novembro. Com recurso a óculos VR, os alunos e alunas deste estabelecimento de ensino puderam fazer uma viagem virtual pelo Parque das Azenhas, e aprender um pouco mais sobre as temáticas da redução da poluição sonora e do ar.

Já no dia 17, foi a vez da Turma 4PN6 do 4º ano, da EB1/JI de Paranho acolher a iniciativa do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, que tem como grande objetivo sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar. A iniciativa recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e noutros espaços exteriores, através da visualização de vídeos de realidade virtual com recurso a óculos VR.

A experiência envolveu um vídeo de realidade virtual, com a duração de dois minutos, que simula um percurso de bicicleta pelo Parque das Azenhas, na Trofa. À medida que os alunos progridem, virtualmente, pela ecovia, poderão ver informação a surgir ao redor, informação essa ligada com a temática da qualidade do ar, da qualidade de vida e da melhoria da saúde.

O conceito, bipartido, assenta em duas modalidades: uma modalidade para dinamização em sala de aula e uma modalidade de reconhecimento exterior, na qual serão dispersos, em 10 pontos da cidade da Trofa, suportes com padrões de reconhecimento (QR Code) que permitam aos alunos e a outros cidadãos com a app verificar as experiências de realidade aumentada colocadas. O objetivo é enfatizar os benefícios da mobilidade sustentável, demonstrando as formas como o Município da Trofa tem trabalhado na promoção dessa prática, fomentando, ao mesmo tempo, a valorização do território.

Este projeto tem financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, seguindo as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, e passará por todas as escolas do 1º ciclo do concelho.

Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T