Atualidade
ARTESÃO TROFENSE ABÍLIO CARDOSO EXPÕE NO AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO
02 de Dezembro de 2020
0 comentários

ENTRE 2 E 9 DE DEZEMBRO, NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO

 

Entre os dias 2 e 9 de dezembro, o artesão trofense Abílio Cardoso está em destaque no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os brinquedos tradicionais de madeira que produz estão em exposição na Loja Interativa de Turismo do Aeroporto do Porto, iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

 

A exposição integra brinquedos tradicionais em madeira, da autoria de Abílio Cardoso, que se impõem pela simplicidade e diferenciação, num mercado que é, cada vez mais, dedicado à tecnologia, no mundo dos mais novos.

Carros da polícia ou bombeiros, táxis, camiões, piões, cordas e aviões são apenas alguns exemplos dos seus brinquedos que fazem brilhar os olhos dos mais novos e dos mais velhos, pelas boas recordações que guardam da infância.

 

As cores garridas utilizadas nos brinquedos, nomeadamente o amarelo, o vermelho, o verde, entre outras dão vida aos brinquedos criados por este artesão que lhes dá um toque especial tornando-os únicos. A base de execução do seu trabalho é a madeira, sendo ainda adicionados outros materiais que funcionam como complemento de diferenciação.

 

Abílio Cardoso adotou a madeira como suporte do seu trabalho por ser uma expressão artística ligada à terra, à matéria, ao volume e à textura. O artesão é uma referência identitária do Município da Trofa e tem vindo a alcançar, paulatinamente, notoriedade e reputação pelo empenho, profissionalismo e dedicação à sua arte contribuindo para a consequente do Município.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T