Municipio
TROFA RECEBE PRIMEIRA BANDEIRA VERDE DO GALARDÃO ECO XXI
17 de Dezembro de 2020
0 comentários

MUNICÍPIO FOI DISTINGUIDO PELAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

 

O compromisso da Trofa com a sustentabilidade alcança resultados, cada vez mais notórios. O Município Trofense foi, pela primeira vez, distinguido com o Galardão Eco XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal.

Decorreu esta quarta-feira, 16 de dezembro, com transmissão online, a cerimónia anual de divulgação dos resultados e entrega dos Galardões ECO XXI, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa. Pela primeira vez, o Município da Trofa foi um dos concelhos distinguidos com o galardão, que premeia a aposta dos territórios na sustentabilidade.

“Este é um reconhecimento meritório, que impulsiona ainda mais o trabalho que temos vindo a desenvolver no que toca a boas práticas ambientais no Concelho. Temos assumido um compromisso com a sustentabilidade, que, enquadrado com os nossos projetos e orçamento municipais, pretendemos continuar a desenvolver. A área ambiental, nas suas diferentes vertentes e de uma forma transversal, já não pode ser descurada em qualquer política municipal, e a Trofa tem dado importantes passos nesta temática”, explica o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto.

O ECOXXI é um programa implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020, o ECO XXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas, Saúde e Bem-Estar. São ainda considerados temas como a Educação para a Sustentabilidade, a Transparência, a Cooperação com a Sociedade Civil, a Gestão e Conservação da Floresta, a Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro e a Agricultura e o Desenvolvimento Sustentável.

Na linha da aposta ambiental que a autarquia tem levado a cabo, destaca-se, por exemplo, o reforço do Plano de Educação Ambiental anual, implementado nas escolas, que este ano envolveu experiências de realidade aumentada para promoção da importância de cuidar dos espaços verdes e evitar a poluição sonora. Também em 2020, o Município reforçou a colocação de ecopontos em todas as freguesias, consolidando-se como um dos concelhos portugueses com melhor rácio de ecopontos por habitante.

Entre outras medidas, a Câmara Municipal tem apostado ainda na desburocratização de processos, nomeadamente através da transação digital, tendo criado a valência Ebalcao, onde os munícipes podem tratar de diferentes assuntos sem se deslocar aos serviços municipais e sem precisar de papel.

No terreno, a autarquia tem já a construção de uma rede de ciclovias e de zonas de circulação pedonal.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T