Atualidade
MACHADO DO TEMPO NEOLÍTICO EM EXPOSIÇÃO NA JUNTA DE FREGUESIA DE ALVARELHOS
26 de Fevereiro de 2021
0 comentários

DESTAQUE DO MÊS DE MARÇO NA RUBRICA “A ARQUEOLOGIA DA TROFA EXPÕE…”

 

Em março, a rubrica “A arqueologia da Trofa expõe…” leva até à Junta de Freguesia de Alvarelhos uma peça única. Em destaque, e para visita gratuita, estará um machado de pedra polida do tempo neolítico, proveniente de uma bouça em S. Mamede do Coronado.

 

A produção dos machados de pedra polida surgiu no Neolítico, um período de viragem na história da humanidade, dado que se estabeleceu uma nova relação com o meio. O Homem passou a ter uma vida mais estável, fixando-se lentamente e fundando os primeiros povoados. Nestes, subsistiam com recurso à caça e recoleção e a duas novas práticas: a agricultura e a pastorícia.

Com a introdução das novas atividades económicas foi essencial inovar e adaptar a produção de utensílios em pedra, dado que os de pedra lascada não satisfaziam todas as necessidades. Assim, surgiram novas ferramentas.

Na criação destes utensílios, a escolha do material era fundamental. Para a manufatura de machados de pedra polida, uma das rochas de eleição era o anfibolito. Estes eram produzidos em várias fases: inicialmente fazia-se o talhe ou a picotagem da pedra, para lhes conferir a forma pretendida; depois fazia-se o polimento, em que se esmerilavam e regularizavam as faces; por fim, com uma substância muito fina, como por exemplo a argila, poliam-se as superfícies. Estes utensílios eram, muito provavelmente, encavados, para um melhor manuseamento.

O machado destinava-se à realização de várias tarefas, tais como: o corte de árvores, trabalhos em madeira, corte e/ou desmembramento de animais e até funções simbólicas em ritos funerários, comprovados pelos vestígios nas necrópoles pré-históricas.

O exemplar exposto resulta de um achado fortuito numa bouça em S. Mamede do Coronado, o que indica a antiguidade da ocupação neste local.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T