Atualidade
MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA CELEBRAM DIA MUNDIAL DA POESIA COM ARTISTAS DA GUINÉ-BISSAU
19 de Março de 2021
0 comentários

DIA 21 DE MARÇO, NUMA SESSÃO VIRTUAL

 

A convite da UNAE – União Nacional de Artistas e Escritores da Guiné-Bissau, os Meninos Cantores do Município da Trofa vão participar na celebração do Dia Mundial da Poesia, organizada por essa entidade, através de videoconferência. A iniciativa tem lugar a 21 de março.

Os Meninos Cantores do Município da Trofa foram desafiados para este projeto, depois de em 2018 terem lançado o seu CD Oito Canções. Oito Países”, com canções (e emoções) de todos os países de língua oficial portuguesa, reunindo num só trabalho, poemas de Ondjaki (Angola), Regina Boratto (Brasil), Abraão Vicente cabo Verde, Francisco Conduto Pina (Guiné-Bissau), Mia Couto (Moçambique), Olinda Beja (S. Tomé e Príncipe), Xanana Gusmão (Timor) e Sofia de Mello Breyner (Portugal) com música e direção musical de Mário Alves.

Do repertório dos Meninos Cantores do Município da Trofa faz então parte a música “Oito canções, oito países”, da autoria do poeta Guineense, Francisco Conduto Pina, por parte de quem surgiu o convite.

De destacar que o grupo Trofense continua a somar currículo internacional. Ainda recentemente, a 14 de março, os Meninos Cantores participaram no Festival Internacional de Corais do Rio de Janeiro – FIC, tendo sido o único grupo a representar Portugal.


MCMT – A CANTAR DESDE 1999

 

Nascido a 1 de outubro de 1999, no Dia Mundial da Música, o Coro dos Meninos Cantores do Município conta com uma história de atuações notáveis e já é habitual a sua colaboração em eventos solenes organizados pelo Município da Trofa. Dirigido desde a sua fundação por Antónia Maria Serra, este foi o primeiro projeto avançado por iniciativa do Pelouro da Cultura do Município.

O seu percurso musical inicia-se no dia 8 de dezembro de 1999, com “Presente de Natal para as Crianças”, com música de Fernando Lopes-Graça, apresentado nas Igrejas de S. Romão do Coronado, S. Batista de Guidões, Sé Catedral de Braga, Igreja do Santíssimo Sacramento em Lisboa e Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo.

Durante o seu trajeto, os Meninos Cantores do Município da Trofa gravaram vários CD’s e representaram Portugal no Coro Infantil Lusófono (projeto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa), em 2001. Entre várias atuações nacionais, em diversos pontos do país, o grupo marcou presença em vários programas de televisão e ainda participou no concerto de Natal para a Sua Exa. o Sr. Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, na Sala das Bicas do Palácio de Belém a 21 de dezembro do mesmo ano. Em 2005, destaca-se o concerto de homenagem a Matilde Rosa Araújo, primeira autora a ser cantada pelos CMT.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALAMEDA DA ESTAÇÃO DA TROFA
RESUMO VISITAS À EB2/3 PROF. NAPOLEÃO SOUSA MARQUES
BELIVE TROFA 2019 - RESUMO