Atualidade
TROFA ENTRE OS MUNICÍPIOS PORTUGUESES COM MELHOR RÁCIO DE ECOPONTOS POR HABITANTE
22 de Março de 2021
0 comentários

MUNICÍPIO COM DUAS CENTENAS DE ECOPONTOS ESPALHADOS POR TODAS AS FREGUESIAS

 

Com 200 ecopontos distribuídos por todo o Concelho, a Trofa continua a consolidar-se como um dos Municípios Portugueses com melhor rácio de ecopontos por habitante. Numa aposta contínua em envolver a comunidade na temática ambiental, a Câmara Municipal aposta na sensibilização para a reciclagem, ação cívica que, segundo a Resinorte, aumentou 16% no ano transato face a 2019.

 

São duas centenas de ecopontos, espalhados por todas as freguesias do Concelho, número que consolida a Trofa como um dos Municípios Portugueses com melhor rácio de ecopontos por habitante. A defesa dos valores da proteção ambiental, englobando os munícipes numa estratégia coletiva de boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável do Município tem sido uma aposta do Executivo Municipal. 

 

Atualmente, e depois de um apetrechamento com duas dezenas de equipamentos em 2020, responsabilidade da Autarquia em parceria com a Trofáguas e a Resinorte, os Trofenses dispõem atualmente de um ecoponto por cada 199 habitantes.

 

Assumindo a temática ambiental como uma responsabilidade de todos, a Câmara Municipal tem apostado em envolver toda a comunidade em ações cívicas como a reciclagem, empenhada em continuar a afirmar o Município como exemplo. Segundo dados da Resinorte, em 2020 a recolha de resíduos recicláveis a nível nacional aumentou 16% em comparação como o ano de 2019, números que servem de incentivo à continuação da aposta municipal no assunto ambiente.

 

“O empenho e a dedicação de todos nós na preservação do meio ambiente há muito que se assume como uma responsabilidade cívica. Obviamente que as autarquias têm de fazer o seu papel nesta temática, e uma das suas missões tem de ser a de estimular os munícipes a envolverem-se na causa ambiental e a cumprirem esse dever. A Trofa assume-se como um dos municípios do país com melhor rácio de ecopontos por habitante, e isso dá-nos uma oportunidade acrescida de cumprir com a separação seletiva. Em paralelo temos desenvolvido ações de sensibilização ambiental com o objetivo de mobilização comportamental para a redução de resíduos sólidos e seu correto encaminhamento para a valorização”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

 

A distribuição de ecopontos pelas diferentes freguesias, particularmente o reforço do ano transato, tem sido feita em alguns locais estratégicos, dando resposta a alguns pedidos de moradores feitos à Câmara Municipal. Como exemplo, a Rua do Horizonte, em São Romão do Coronado, colocação que há muito era reivindicada pela população local.

 

Atualmente, os equipamentos de recolha seletiva estão distribuídos pelas freguesias da seguinte forma: Alvarelhos com 15 ecopontos (13 de superfície e 2 subterrâneos); Covelas com 10 ecopontos (9 de superfície e 1 subterrâneo); Guidões com 10 ecopontos (8 de superfície e 2 subterrâneos); Muro com 11 ecopontos (7 de superfície e 4 subterrâneos); Santiago de Bougado com 34 ecopontos (33 de superfície e 1 subterrâneo); São Mamede do Coronado com 21 ecopontos  (20 de superfície e 1 subterrâneo); São Martinho de Bougado com 77 ecopontos (50 de superfície e 27 subterrâneos) e São Romão do Coronado com 22 ecopontos (19 de superfície e 3 subterrâneos).

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T