Municipio
CÂMARA MUNICIPAL APOSTA NA REGENERAÇÃO URBANA E CRIA MAIS UMA ARU
21 de Fevereiro de 2018
0 comentários
Área de Reabilitação Urbana (ARU) de S. Romão do Coronado apresentada a 22 de fevereiro
 
 
A Câmara Municipal da Trofa aprovou a criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de S. Romão do Coronado, apresentando uma área de delimitação que vai entrar em discussão pública e que vai ser apresentada a todos os interessados, no próximo dia 22 de fevereiro, quinta-feira, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia do Coronado – Polo S. Romão.
 
O Município da Trofa tem feito um esforço para manter o Concelho cuidado, nomeadamente ao nível do espaço público e da imagem urbana, percebendo, no entanto, a importância de incentivar a reabilitação no setor privado, promovendo ganhos de escala ao nível do financiamento e possíveis parcerias em obras a realizar.
 
Nessa linha aprovou a proposta de delimitação da ARU - Área de Reabilitação Urbana de S. Romão do Coronado, da qual decorre um conjunto alargado de benefícios fiscais, respeitante a obras de reabilitação na área delimitada, que paralelamente poderão vir a beneficiar de apoio nos termos do IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.
 
A ARU - Área de Reabilitação Urbana de S. Romão do Coronado tem os seguintes objetivos estratégicos:
 
1.    VALORIZAR O ESPAÇO PÚBLICO COMO ELEMENTO-CHAVE DE QUALIFICAÇÃO DO AMBIENTE URBANO
Pretende-se posicionar o espaço público como componente fundamental na dinâmica de afirmação da urbanidade do aglomerado de São Romão do Coronado, colmatando assim as insuficiências decorrentes de um processo de ocupação deficientemente estruturado e os fenómenos de degradação física e/ou funcional entretanto instalados.
 
2.    MELHORAR AS CONDIÇÕES DE SUPORTE E DESEMPENHO DO SISTEMA DE MOBILIDADE URBANA
Pretende-se alcançar ganhos significativos ao nível do desempenho quantitativo e qualitativo do sistema de mobilidade urbana do aglomerado de São Romão do Coronado, incluindo aí a criação e/ou melhoria de condições para o incremento da quota modal do transporte público e dos designados modos suaves.
 
3.    PROMOVER A CONSERVAÇÃO E PLENA UTILIZAÇÃO DO PARQUE EDIFICADO
Pretende-se assegurar o pleno aproveitamento do potencial de uso do parque edificado do aglomerado de São Romão do Coronado, condição essencial para evitar a progressão de processos de degradação do edificado.
 
De recordar que a Câmara Municipal da Trofa aprovou a criação da ARU – Área de Reabilitação da cidade da Trofa, já em 2015, que permitiu a requalificação de vários edifícios no núcleo urbano central.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T