PARTICIPAÇÕES AUMENTARAM MAIS DE 40% EM 2021
O Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo celebra uma nova edição em 2021 e já se destaca pelo elevado número de participações. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, registou, até ao momento, 375 inscrições, entre contos e ilustrações.
A aposta da Câmara Municipal da Trofa, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, na promoção da literatura e ilustração infantis, volta a resultar na dinamização de mais uma edição do Concurso Lusófono da Trofa. A iniciativa, que premeia anualmente obras de literatura e ilustração infantil, soma participações.
Até 8 de julho, o registo total de inscritos era de 375, entre contos e ilustrações. A concurso, estão neste momento 336 contos – 256 de Portugal, 69 do Brasil, 7 de Moçambique e 4 de Angola – e ainda 39 ilustrações. Em comparação com o ano anterior, há mais ilustrações a concurso, destacando-se ainda um aumento significativo dos contos provenientes de Portugal. Há ainda mais 27 contos oriundos do Brasil, em comparação com a última edição da iniciativa, bem como uma ilustração.
De destacar que a edição de 2021 conta com algumas novidades face às edições anteriores. Este ano, podem participar autores com ou sem livros publicados e passam a existir apenas dois prémios: o Prémio Matilde Rosa Araújo, para melhor conto, no valor de 2500 euros e o Prémio Ilustração, para a melhor ilustração, no valor de 2000 euros. Para efeito de publicação, o vencedor do Prémio “Melhor Ilustração” ilustrará o conto vencedor do Prémio Matilde Rosa Araújo. Os dois grandes vencedores serão revelados em novembro, durante as comemorações do 23º Aniversário do Municipio da Trofa.