CAMPANHA DECORRE ATÉ 30 DE SETEMBRO
A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo tem em marcha uma campanha de sensibilização para o perigo da exposição solar excessiva. Até 30 de setembro, a Câmara Municipal da Trofa junta-se a esta campanha, alertando para a importância da prevenção e do autoexame, essências para combater os Cancros de Pele.
A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo tem desenvolvido há vários anos ações de sensibilização e educação em relação aos cuidados a ter com o sol, no âmbito da prevenção primária dos cancros da pele, junto de agentes de saúde, educação e na sociedade civil.
Através desta campanha de sensibilização, a Associação destaca a importância de aprender a identificar os sinais de cancro da pele, fazendo um autoexame de pele regularmente. Caso seja encontrado algum sinal ou mancha suspeitos, é fundamental consultar imediatamente um dermatologista.
A incidência dos cancros de pele continua a aumentar e apesar da maioria ser curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% tem relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem. A exposição solar exagerada não só lúdica (praia, caminhadas ou corridas) mas também a exposição profissional (profissões ao ar livre) pode acarretar lesões agudas e envelhecimento precoce da pele.
Para saber mais como pode prevenir e detetar o Cancro da pele pode consultar os sites www.apcancrocutaneo.pt , www.spdv.pt e www.euromelanoma.org .