Atualidade
SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO SÃO TEMA DE INTERESSE PARA BLOGGERS PORTUGUESES
27 de Agosto de 2021
0 comentários

 BLOGUES “ALMA DE VIAJANTE” E “BORNFREE” DERAM DESTAQUE À ARTE SACRA QUE SE FAZ NA TROFA

 

Depois de reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, os Santeiros de São Mamede do Coronado são agora referência entre influencers digitais. Filipe Morato Gomes, autor do blog “Alma de Viajante” e o jornalista e blogger Rui Barbosa Batista deram destaque nas suas diferentes plataformas à arte sacra que se faz na Trofa, partilhada agora com mais de 30 mil seguidores.

 

Os Santeiros de São Mamede do Coronado foram destaque em dois dos blogs de viagens mais seguidos e renomados em Portugal.

 

Filipe Morato Gomes, autor do blog Alma de Viajante, e com mais de 22 mil seguidores na sua conta de Instagram, fez uma grande reportagem fotográfica e vídeo-documental sobre esta arte, tendo ainda conversado e testemunhado o trabalho de Boaventura Matos, Jorge Brás e Augusto Ferreira, in loco.  O artigo pode ser visualizado em www.almadeviajante.com/santeiros-sao-mamede-do-coronado-trofa/ , onde pode ser encontrado ainda um pequeno vídeo documental, e a publicação de Instagram em www.instagram.com/almadeviajante_oficial/?hl=pt .

 

Os segredos da arte sacra do Vale do Coronado foram ainda partilhados no blogue Bornfree pelo jornalista Rui Batista, que recentemente publicou o livro “BornFree – O mundo é uma aventura”, o primeiro livro de um autor português que nos leva a viajar por mais de 50 países, dos cinco continentes.

 

Ambos os bloggers são membros da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, promovendo, através da sua influência digital, a criação de relações éticas e transparentes com os leitores e o mercado.

 

São Mamede do Coronado foi palco da visita de uma equipa profissional multidisplinar que tinha por objetivo produzir conteúdos que valorizem a produção artesanal de arte sacra no Vale do Coronado - eleita uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular -, incluindo um vídeo documental, já publicado, sobre os Santeiros ainda em atividade.

 

Filipe Morato Gomes, líder da equipa e autor do blog de viagens Alma de Viajante, salienta a paixão dos santeiros pelo seu trabalho e a esperança na continuidade da arte ao longo das próximas gerações: “o que mais me marcou neste contacto com os Santeiros de São Mamede do Coronado foi a extrema dedicação destes homens à sua arte, bem como o profundo desejo de que, com a ajuda das entidades municipais, seja possível não a deixar morrer”. “Hoje estou convencido que a arte dos santeiros não acaba”, vaticina Boaventura Matos, o mais velho dos artesãos em atividade.

 

Para além de Filipe Morato Gomes, estiveram em São Mamede do Coronado o instagramer Luis Octávio Costa, mais conhecido por Kitato; o jornalista Rui Barbosa Baptista e a videógrafa Teresa Pacheco Miranda.

 

Para além do vídeo documental, com cerca de oito minutos de duração e que conta com os depoimentos dos santeiros Boaventura Matos, Augusto Ferreira e Jorge Brás, destaque ainda para os artigos A arte sacra dos santeiros de São Mamede do Coronado, no blogue Alma de Viajante, e A arte ancestral dos santeiros de São Mamede do Coronado, no blogue Bornfreee.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T