Atualidade
TROFA INTEGRA REDE DE AUTARQUIAS QUE CUIDAM DOS CUIDADORES INFORMAIS
16 de Setembro de 2021
0 comentários

MUNICÍPIO FOI RECONHECIDO PELO PROJETO “CUIDAR – PROJETO DE APOIO AO CUIDADOR INFORMAL”

 

A Trofa faz parte da Rede de Autarquias que cuidam dos Cuidadores Informais. O reconhecimento foi feito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que assinala a 1ª edição desta iniciativa.

É a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) e premeia a Trofa como Município de boas práticas. O projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

A Trofa destaca-se pelo cumprimento dos critérios definidos e receberá, por isso, um Selo de Mérito. Entre os tópicos analisados estão, por exemplo, o apoio emocional e psicológico aos cuidadores, os apoios relacionados com Estado, apoios financeiros até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar.

A autarquia trofense foi reconhecida com o projeto “Cuidar – Projeto de Apoio ao Cuidador Informal”, tendo tido uma das melhores avaliações globais, com base nos diferentes critérios do regulamento.

O projeto “Cuidar”, criado pela Câmara Municipal, envolve um conjunto de medidas de apoio para proteção da qualidade de vida da pessoa cuidadora. Em causa, estão serviços e medidas como informação e aconselhamento, apoio terapêutico, grupos de apoio e partilha, definição de programas psicoeducativos para capacitação dos cuidadores, serviços de bem-estar e momentos de pausa. A equipa técnico pedagógica deste projeto é constituída por enfermeiros, psicólogos, educadores sociais, assistentes sociais e um jurista.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T