Atualidade
TROFA ASSINALA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE COM ABERTURA AO PÚBLICO DA DISTRIBUIDORA XXI
21 de Setembro de 2021
0 comentários

NOVO EIXO VEM DESCONGESTIONAR EN14

 

O Município da Trofa volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade. Para além das várias medidas implementadas no Concelho, que o fazem integrar esta iniciativa, o Município abriu ao público a obra da Distribuidora XXI, um novo eixo decisivo na mobilidade no núcleo central urbano da cidade.

Está aberta ao público a Distribuidora XXI. Este Corredor de Mobilidade Urbana Rodoviária, Pedonal e Ciclável passa agora a ligar a Rotunda do Bombeiro à zona do Hospital da Trofa, assumindo-se como fundamental no descongestionamento do trânsito na EN14 e na EN104, no acesso ao centro da cidade da Trofa.

Com este novo eixo, a Câmara Municipal vem também facilitar a mobilidade entre o concelho da Trofa e o concelho de Vila Nova de Famalicão, dada a carga crescente de tráfego entre as duas cidades e a A3, através da EN14 e da EN104, acrescido do constrangimento de tráfego no núcleo central urbano da cidade. A obra representa o investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e tem financiamento de fundos europeus. Este projeto, contempla igualmente a construção de uma ciclovia segregada de natureza bidirecional e ainda zonas de circulação pedonal.

O momento integra a Semana Europeia da Mobilidade, que este ano tem como slogan “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”. No que envolve esta iniciativa, o Município da Trofa conta ainda com medidas significativas no âmbito da mobilidade e da sustentabilidade, entre elas a promoção da utilização dos modos suaves, a construção de novas ciclovias e extensão de existentes, a criação de infraestruturas para estacionamento, a melhoria de pavimentos e passadeiras, o alargamento das zonas verdes e de lazer e ainda a introdução de veículos limpos para utilização da Autarquia.

A Semana Europeia da Mobilidade foi lançada em 2002, mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Atualmente, realiza-se de forma anual, de 16 a 22 de setembro.

 

Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.

 

O grande objetivo da iniciativa é consciencializar a população para a importância de cuidar do ambiente e escolher modos de transporte compatíveis com o desenvolvimento sustentável. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T