Atualidade
MUNICÍPIO DA TROFA RECONHECIDO PELO EMPENHO NO PROGRAMA ECO XXI
23 de Setembro de 2021
0 comentários

MUNICÍPIO VOLTOU A RECEBER, ESTA QUARTA-FEIRA, GALARDÃO BANDEIRA VERDE ECO XXI

 

Na sequência da participação do Município no Programa ECOXXI – Bandeira Verde, a Associação Bandeira Azul da Europa reconheceu a participação e o empenho do Município na Trofa, avaliando o concelho com a pontuação de 66,8%. Pelo segundo ano consecutivo, a Trofa volta ainda a alcançar o Galardão Bandeira Verde ECO XXI.

 

O ECOXXI é um programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal através da avaliação, por um conjunto de peritos. Este ano contou com a avaliação de um conjunto de 22 indicadores nas áreas ambiental, social, económica, medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia, entre outras.

 

De destacar que o Município teve pontuação igual ou superior a 80% relativamente à pontuação máxima do parâmetro nos seguintes indicadores: Promoção da Educação Ambiental/EDA por iniciativa do Município (83%), Emprego (82%), Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável (80%), Certificação de Sistemas de Gestão (87,5%), Saúde e Bem-Estar (83%), Gestão e Conservação da Floresta (85%), Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia (100%), Água Segura e Qualidade dos Serviços de Água Prestados aos Utilizadores (93%).

 

No âmbito ambiental, de destacar ainda que o Município da Trofa recebeu o Galardão Bandeira Verde ECO XXI esta quarta-feira, numa cerimónia realizada na Fábrica de Santo Thyrso. Esta é a segunda bandeira verde atribuída ao Município, galardão com critérios avaliados como a educação ambiental, a cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, conservação da natureza (biodiversidade e geodiversidade) e medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia.

 

Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T