DIA 5 DE NOVEMBRO, PELAS 11H05, HÁ ATIVIDADES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
À semelhança das edições anteriores, a Proteção Civil da Trofa associa-se à iniciativa “A Terra Treme”, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O exercício, que pode ser feito por toda a população, está marcado para dia 5 de novembro, pelas 11h05, e terá particular dinamização nas escolas.
No próximo dia 5 de novembro, pelas 11h05, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove o exercício público de cidadania de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”. A data, que coincide com o Dia Mundial da Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU, tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas) executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
À semelhança das edições anteriores, a Proteção Civil da Trofa associa-se à atividade com a divulgação pública do exercício, bem como com as atividades nas escolas do Município, particularmente junto de duas turmas do 4º ano, uma em cada agrupamento de escolas do Município.
A Terra Treme é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. No contexto da iniciativa, a ANEPC criou o sítio digital www.aterratreme.pt , que disponibiliza informações sobre o exercício e recursos de divulgação.