Atualidade
CÂMARA DA TROFA E ÁREA METROPOLITANA DO PORTO PROMOVEM SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO
29 de Novembro de 2021
0 comentários

INICIATIVA INTEGRA O PROGRAMA “MATER 17” DA AMP E TEM LUGAR A 11 DE DEZEMBRO

 

No âmbito da iniciativa MATER 17, promovida pela Área Metropolitana do Porto com o objetivo de explorar a diversidade identitária do seu território comum, a Câmara Municipal da Trofa associa-se à iniciativa, que incluirá um dia temático sobre os Santeiros de São Mamede do Coronado. O programa, previsto para o dia 11 de dezembro e de participação livre, integra uma visita guiada às oficinas de Arte Sacra, jogos tradicionais, a projeção de um documentário e uma apresentação do Concerto Cor(p)o Metropolitano.

No próximo dia 11 de dezembro, a Câmara Municipal da Trofa e a Área Metropolitana do Porto promovem um dia temático direcionado para os Santeiros de São Mamede do Coronado. A iniciativa, de participação gratuita e dirigida ao público em geral, integra o Programa MATER 17, promovido pela AMP.

O programa de 11 de dezembro arranca com uma visita orientada às oficinas de Arte Sacra de São Mamede do Coronado, pelas 10h00, no Largo da Igreja (Largo do Padre Joaquim Sousa Ferreira Silva), em São Mamede do Coronado. O final da visita está marcado para as 12h30, no mesmo local. Com grau de dificuldade fácil, recomenda-se o uso de calçado e roupa confortáveis, adaptados às condições climatéricas do dia, sendo permitida a participação de apenas 20 pessoas.

Esta iniciativa visa dar a conhecer os artesãos, as suas oficinas, técnicas e histórias de vida que constituem um património imaterial de elevado valor cultural.  O percurso será guiado por técnicos do Gabinete do Património Cultural da Câmara Municipal da Trofa. As inscrições obrigatórias devem ser feitas através do linkhttps://forms.gle/paU3BewvaxHYaUYS7.

Neste dia, a iniciativa MATER 17 irá também envolver jogos tradicionais, entre as 14h30 e as 17h30, no Largo da Igreja (Largo do Padre Joaquim Sousa Ferreira Silva), em São Mamede do Coronado. Os jogos são destinados às famílias e a todos os interessados.

Pelas 15h00, no Salão Paroquial de São Mamede do Coronado, terá lugar uma Projeção do documentário PIAMP “A Produção de Arte Sacra no Vale do Coronado”, com a presença dos Santeiros. No final do mesmo, terá lugar um conjunto de conversas, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da salvaguarda e transmissão do ofício. A iniciativa é sujeita a lugar de reserva.

Marcada para as 18h00, está uma apresentação do Cor(p)o Metropolitano, na Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado, com necessidade de reserva de lugar através do e-mail [email protected], entre 6 e 9 de dezembro. Este é considerado o momento alto do evento, dado que este grupo está formado de raiz por elementos da comunidade de São Mamede do Coronado que têm presente o mote: os Santeiros do Vale do Coronado.

O MATER 17 é uma proposta de exploração profunda da diversidade identitária da AMP, mas também um convite alargado a percorrer as fundações desta casa territorial comum, constituída por 17 Municípios. Todas as atividades são de entrada livre.

Para mais informações contactar o Setor da Cultura da Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude da Câmara Municipal, através do número 252 400 090 ou do e-mail [email protected] .

Publicidade
Vídeos
Recuperação e Valorização das Margens do Rio Ave - Assinatura Protocolo
Lançamento Oficial das Trofinetes
Inauguração do Projeto OPJ "Xuta Querelêdo"