Atualidade
CANIL MUNICIPAL DA TROFA PROMOVE BEM-ESTAR ANIMAL COM PROGRAMA DE CONTROLO DE COLÓNIAS DE GATOS NO MUNICÍPIO
27 de Dezembro de 2021
0 comentários

PROGRAMA CED – CAPTURAR, ESTERILIZAR E DEVOLVER JÁ ESTÁ A SER IMPLEMENTADO EM VÁRIOS PONTOS DO CONELHO

 

O Canil Municipal da Trofa já tem no terreno o Programa CED-Capturar, Esterilizar e Devolver, que vai funcionar em vários pontos do Concelho. Assente na promoção de uma política de respeito e salvaguarda do bem-estar animal, este programa visa controlar as colónias de gatos existentes no Município e reduzir as populações felinas silvestres.

Assente nas premissas de criação e promoção de uma política de respeito e salvaguarda do bem-estar animal, o Canil Municipal da Trofa tem ja no terreno o Programa CED-Capturar, Esterilizar e Devolver. Implementado em vários pontos do Município, este programa consiste num método eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres.

O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção. Na freguesia do Coronado, por exemplo, estão já instalados e identificados 3 abrigos para proteger essa colónia das condições climatéricas neste Inverno.

Desta forma, o Canil Municipal da Trofa garante a monitorização permanente do estado de saúde e número de felídeos da colónia, bem como que todo o espaço público da mesma seja limpo e higienizado, livre de resíduos ou restos de comida, de forma a evitar a proliferação de pragas.
Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T