Atualidade
TROFA ARRANCA 2022 COM OBRAS PREPONDERANTES NO TERRENO COM INVESTIMENTO DE MAIS DE 14 MILHÕES DE EUROS
31 de Janeiro de 2022
0 comentários

EMPREITADAS COMO O FUTURO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO E A REDE CICLÁVEL E PEDONAL DA TROFA SEGUEM A VELOCIDADE DE CRUZEIRO

 

São 7 as grandes obras em curso no momento, com significado preponderante para o futuro do Município da Trofa. No leque da transformação urbana e de mobilidade que o Concelho vive atualmente, a Câmara Municipal tem no terreno um conjunto de empreitadas no valor de mais de 14 milhões de euros, que decorrem a velocidade cruzeiro e prometem ser o rosto da “Trofa do futuro”.

É com toda a certeza a grande marca de investimento urbano do Executivo liderado por Sérgio Humberto e vem dar resposta ao maior anseio da população Trofense. A empreitada que dará lugar ao futuro edifício dos Paços do Concelho da Trofa tem conclusão prevista para breve, encontrando-se já em fase de acabamentos e tendo praticamente concluídas todas as infraestruturas.

Resultado de um investimento que ascende os 9 milhões de euros, esta obra vem não só dar uma “Casa da Democracia” ao Município como complementar a nova centralidade já iniciada com a requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e com a construção da Alameda da Estação.

Em curso está também a pavimentação de diversas ruas no concelho da Trofa, num investimento de mais de 565 mil euros. Em causa, a pavimentação/repavimentação em cubo de granito, dos seguintes arruamentos: Rua dos Lameiros, Rua Rego da Telha, Rua Gago Coutinho, Rua Bela Vista, Rua do Pombal e Rua do Soeiro, na União de Freguesias do Coronado; Rua do Cambito e Rua do Sardão na freguesia do Muro; Rua da Portela, na freguesia de Covelas; Travessa da Devesa, Rua Fontenário, Travessa António Sérgio, Rua de Santa maria, Travessa António Moreira da Costa, Rua do Bom Pastor e Rua da Formiga, na União de Freguesias de Bougado; Rua do Forno e Rua das Mimosas na União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões.

Já no que à mobilidade urbana diz respeito, estão no terreno três grandes obras que significam uma aposta na mobilidade sustentável e na descarbonização. A Rede Ciclável e Pedonal da Trofa, também designada Distribuidora Principal 21, já se encontra em funcionamento, estando apenas em fase de conclusão as áreas ajardinadas. Esta via  liga a Rotunda do Bombeiro à zona do Hospital da Trofa, assumindo-se como fundamental no descongestionamento do trânsito na EN14 e na EN104, no acesso ao centro da cidade. Um investimento de mais de um milhão de euros.

Nesta linha, também segue a velocidade cruzeiro a Rede Ciclável e Pedonal da Trofa (Zona Norte), obra com conclusão prevista para o final do mês de fevereiro, avaliada em mais de um milhão de euros. Esta via ciclável e pedonal vai ligar o Interface RodoFerroviária, o Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques, pela Alameda da Estação e pela Piscina Municipal.

Por último, o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, orçado em cerca de 4 milhões de euros e um dos maiores investimentos de sempre da Vila do Coronado. A empreitada significará o funcionamento de uma via ciclável e pedonal que irá ligar os dois núcleos da Vila, São Romão do Coronado e São Mamede do Coronado, englobando a construção de um parque Infantil, uma zona fitness e parques de estacionamento.

Ainda na freguesia do Coronado, decorre a requalificação do Cruzamento de São Romão e a Travessa da Fonte, numa empreitada que ascende os 135 mil euros. Esta intervenção envolve a requalificação da Rua do Tapadinho e da Travessa da Fonte, integrando a pavimentação do arruamento em betuminoso e reformulação do sistema de drenagem de águas pluviais existente. No que refere ao Cruzamento de S. Romão, terá lugar a fresagem e repavimentação do pavimento em betão betuminoso e pintura de sinalização horizontal.  

Já no coração da cidade, está em fase de conclusão o prolongamento da Rua Nicolau Tolentino e respetivo parque de estacionamento. Esta intervenção implicou a reformulação do antigo posto de combustível, convertendo-o num parque de estacionamento e incluindo a execução de infraestruturas de águas pluviais e ecopontos enterrados. O prolongamento da Rua Nicolau Tolentino até à Rua Fernão Magalhães inclui a reformulação de redes de água pluviais e zonas de estacionamento, a colocação de ecopontos enterrados e o levantamento e reposição do pavimento em cubo de granito existente. Uma obra de cerca de 194 mil euros.

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T