EMPREITADAS COMO O FUTURO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO E A REDE CICLÁVEL E PEDONAL DA TROFA SEGUEM A VELOCIDADE DE CRUZEIRO
São 7 as grandes obras em curso no momento, com significado preponderante para o futuro do Município da Trofa. No leque da transformação urbana e de mobilidade que o Concelho vive atualmente, a Câmara Municipal tem no terreno um conjunto de empreitadas no valor de mais de 14 milhões de euros, que decorrem a velocidade cruzeiro e prometem ser o rosto da “Trofa do futuro”.
É com toda a certeza a grande marca de investimento urbano do Executivo liderado por Sérgio Humberto e vem dar resposta ao maior anseio da população Trofense. A empreitada que dará lugar ao futuro edifício dos Paços do Concelho da Trofa tem conclusão prevista para breve, encontrando-se já em fase de acabamentos e tendo praticamente concluídas todas as infraestruturas.
Resultado de um investimento que ascende os 9 milhões de euros, esta obra vem não só dar uma “Casa da Democracia” ao Município como complementar a nova centralidade já iniciada com a requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e com a construção da Alameda da Estação.
Em curso está também a pavimentação de diversas ruas no concelho da Trofa, num investimento de mais de 565 mil euros. Em causa, a pavimentação/repavimentação em cubo de granito, dos seguintes arruamentos: Rua dos Lameiros, Rua Rego da Telha, Rua Gago Coutinho, Rua Bela Vista, Rua do Pombal e Rua do Soeiro, na União de Freguesias do Coronado; Rua do Cambito e Rua do Sardão na freguesia do Muro; Rua da Portela, na freguesia de Covelas; Travessa da Devesa, Rua Fontenário, Travessa António Sérgio, Rua de Santa maria, Travessa António Moreira da Costa, Rua do Bom Pastor e Rua da Formiga, na União de Freguesias de Bougado; Rua do Forno e Rua das Mimosas na União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões.
Já no que à mobilidade urbana diz respeito, estão no terreno três grandes obras que significam uma aposta na mobilidade sustentável e na descarbonização. A Rede Ciclável e Pedonal da Trofa, também designada Distribuidora Principal 21, já se encontra em funcionamento, estando apenas em fase de conclusão as áreas ajardinadas. Esta via liga a Rotunda do Bombeiro à zona do Hospital da Trofa, assumindo-se como fundamental no descongestionamento do trânsito na EN14 e na EN104, no acesso ao centro da cidade. Um investimento de mais de um milhão de euros.
Nesta linha, também segue a velocidade cruzeiro a Rede Ciclável e Pedonal da Trofa (Zona Norte), obra com conclusão prevista para o final do mês de fevereiro, avaliada em mais de um milhão de euros. Esta via ciclável e pedonal vai ligar o Interface RodoFerroviária, o Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques, pela Alameda da Estação e pela Piscina Municipal.
Por último, o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, orçado em cerca de 4 milhões de euros e um dos maiores investimentos de sempre da Vila do Coronado. A empreitada significará o funcionamento de uma via ciclável e pedonal que irá ligar os dois núcleos da Vila, São Romão do Coronado e São Mamede do Coronado, englobando a construção de um parque Infantil, uma zona fitness e parques de estacionamento.
Ainda na freguesia do Coronado, decorre a requalificação do Cruzamento de São Romão e a Travessa da Fonte, numa empreitada que ascende os 135 mil euros. Esta intervenção envolve a requalificação da Rua do Tapadinho e da Travessa da Fonte, integrando a pavimentação do arruamento em betuminoso e reformulação do sistema de drenagem de águas pluviais existente. No que refere ao Cruzamento de S. Romão, terá lugar a fresagem e repavimentação do pavimento em betão betuminoso e pintura de sinalização horizontal.
Já no coração da cidade, está em fase de conclusão o prolongamento da Rua Nicolau Tolentino e respetivo parque de estacionamento. Esta intervenção implicou a reformulação do antigo posto de combustível, convertendo-o num parque de estacionamento e incluindo a execução de infraestruturas de águas pluviais e ecopontos enterrados. O prolongamento da Rua Nicolau Tolentino até à Rua Fernão Magalhães inclui a reformulação de redes de água pluviais e zonas de estacionamento, a colocação de ecopontos enterrados e o levantamento e reposição do pavimento em cubo de granito existente. Uma obra de cerca de 194 mil euros.