CANDIDATURAS DECORREM ATÉ 29 DE ABRIL
A REN-Redes Energéticas Nacionais volta a promover o Prémio AGIR, iniciativa desenvolvida no âmbito da sua política de desenvolvimento com a Comunidade e Inovação Social, que tem por objetivo apoiar projetos que deem resposta a problemas sociais concretos, com impacto real nas comunidades onde são desenvolvidos. Até 29 de abril, instituições e cooperativas podem candidatar-se.
As candidaturas de projetos deverão ser apresentadas até 29 de abril de 2022, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível em https://stonesoup.net/premio-agir-2022/. A assinalar a sua 9ª edição, o Prémio AGIR será dedicado à “Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas”, tema que reflete o compromisso com a preservação ambiental e que é fundamental para garantir o futuro sustentável das comunidades e do nosso planeta.
O Prémio Agir é dirigido a Organizações Portuguesas sem fins lucrativos, legalmente constituídas e registadas, que tenham sede permanente em território nacional; Organizações da Sociedade Civil, designadamente Instituições Particulares de Sociedade Social ou Organizações legalmente constituídas como Associações, Cooperativas, Fundações, Instituições de Desenvolvimento Local, Misericórdias, Museus, Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento ou Associações Mutualistas e Organizações Não Governamentais de Ambiente e Equiparadas.
Serão premiados 3 projetos: ao primeiro classificado é atribuído um valor monetário de trinta mil euros; ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.
Na edição de 2022, a REN irá apoiar projetos nas seguintes áreas: promoção do meio ambiente, da biodiversidade com o foco no combate às alterações climáticas; iniciativas que criem soluções com impactos comprovados no combate à crise climática, em particular, na vertente da agricultura regenerativa, na sensibilização e redução do consumo energético e na promoção do consumo responsável.
A seleção dos projetos é da responsabilidade da REN, em parceria com a Stone Soup Consulting, que vai acompanhar e monitorizar a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, assim como efetuar a avaliação do impacto social real do apoio da REN a cada projeto.