“SEREI O QUE ME DERES… QUE SEJA AMOR” É O MOTE PARA A CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DE PREVENÇÃO 2022 COM MEGA CAMINHADA NO FINAL DO MÊS DE ABRIL
A Câmara Municipal da Trofa vai iluminar de azul os edifícios municipais, Câmara Municipal, Polo I e II, Fórum Trofa XXI e Casa da Cultura, como forma de assinalar o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, numa ação que se vai prolongar durante todo o mês de abril. Esta iniciativa é efetuada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Trofa e pela Câmara Municipal.
Sob o lema, “Serei o que me deres… que seja amor”, para além da iluminação patente nos edifícios municipais, a CPCJ da Trofa e a Câmara Municipal desenvolverão um conjunto de ações de sensibilização junto da Comunidade Escolar e com forte incidência nas suas redes sociais.
Direcionada para as escolas do 1º ciclo e pré-escolar, a Autarquia pretende dar a conhecer a história do laço azul, campanha iniciada em 1989 nos Estados Unidos por Bonnie W. Finney, como forma de sensibilização e despertar de consciências na população, nomeadamente os maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos, assim como, sensibilizar os alunos para a utilização de uma peça de vestuário azul, durante o mês de abril.
Nas escolas básicas, secundárias e na escolinha de rugby a campanha “Serei o que me deres… que seja amor” distribuirá o calendário dos afetos com sugestões e dicas para atividades em família.
A Câmara Municipal da Trofa reforçará toda a companha com a colocação de mensagens, sugestões, conselhos e vídeos propostos pela Comissão Nacional da CPCJ, nas suas redes sociais e divulgação nas escolas do concelho.
“É de extrema importância sensibilizar os Trofenses para os direitos das Crianças e nada melhor do que contar a história do laço azul aos nossos alunos.” Salienta Lina Ramos, Vereadora do Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal da Trofa e Presidente da CPCJ local.
O encerramento da campanha acontecerá no dia 29 de abril, com a criação de um laço azul humano gigante e uma mega caminhada noturna pela Prevenção aberta a toda a Comunidade.
Sobre o Laço Azul
A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A quando uma avó. Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro "para fazer com que as pessoas se questionassem".
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram "curiosos" foi trágica, uma vez que os seus netos foram vítimas de maus tratos físicos severos. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negros dos seus dois netos. O azul que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta pela proteção das crianças. Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como resultado do abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência. As fitas azuis correspondem a uma iniciativa de sensibilização e são uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade coletiva e comunitária para a prevenção dos maus tratos.