Atualidade
Serviços Públicos acessíveis com LGP
22 de Junho de 2017
0 comentários

Apostando na acessibilidade universal, a Trofa está inserida no projeto da Área Metropolitana do Porto que permite à comunidade surda contactar diretamente com os serviços públicos municipais dos 17 municípios, através de uma videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

A comunicação é gratuita, caso seja feita através do Portal do Cidadão Surdo, ou terá o custo de um cêntimo por minuto para as videochamadas através do número 12472.

Este projeto resulta de uma vontade há muito manifestada pelos municípios,
que na sua política de proximidade e promoção de igualdade de acesso de
todos/as cidadãos/ãs aos serviços, fez uma forte aposta na implementação de um projeto inovador de comunicação acessível a todas as pessoas.

O serviço, que representa um investimento da AMP de 18 mil euros, abrange cerca de 20 mil surdos profundos que vivem nesta região e que dependem da língua gestual portuguesa. Trata-se de um projeto-piloto que decorre até dezembro de 2018.

Este projeto, denominado “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”, resulta da vontade e necessidade em promover estratégias que permitam incluir todos os cidadãos no acesso à informação e, especificamente, aos serviços públicos municipais desta região.

De acordo com os Censos de 2011, existem na AMP cerca de 80 mil pessoas com deficiência auditiva, sendo que destas, cerca de 20 mil são surdas profundas que tem assim, um acesso mais direto aos Serviços dos diferentes municípios, por intermédio da videochamada com interpretação em LGP.

A comunidade surda, tem também acesso a informação específica de cada município no Portal do Cidadão Surdo, através de uma página dedicada para cada entidade, com disponibilização de informação dos serviços, alguns pontos turísticos e vídeos.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T