Municipio
TROFA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS COM OFICINA DE PRESERVAÇÃO SOBRE ESPÓLIO DE ANTIGO JORNALISTA TROFENSE JOSÉ ANTÓNIO DA COSTA FERREIRA
01 de Junho de 2022
0 comentários

ATIVIDADE DECORRE NO FÓRUM TROFA XXI, A PARTIR DAS 21H00

 

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala a 9 de junho, a Câmara Municipal da Trofa, através do Arquivo Municipal, promove uma oficina de preservação. A iniciativa tem lugar a 9 de junho, quinta-feira, no Fórum Trofa XXI, entre as 21h00 e as 23h00 e incide sobre o espólio do antigo jornalista Trofense José António da Costa Ferreira.

 

A oficina de preservação vai incidir sobre o Acervo Pessoal do jornalista Trofense José António da Costa Ferreira, doado à Câmara Municipal da Trofa para memória futura.

 

Este jornalista nasceu a 25 de novembro de 1925, na aldeia de Lagoa, Santiago de Bougado. Filho de agricultores cedo descobriu o gosto pela escrita, tendo estudado na Trofa, na Póvoa de Varzim e em Lamego. Ingressou no Jornalismo profissional através do Diário do Norte e mais tarde integrou a equipa da Emissora Nacional de Radiodifusão. Colaborou ainda com os Estúdios dos Emissores do Norte Reunidos e fundou e dirigiu um periódico na Trofa, entre 1950 e 1954. Em 1955 emigrou para Angola e assumiu em a chefia de redação de um jornal e da rádio Ecclesia. Regressou a Portugal em 1974 e continuou a exercer jornalismo em vários órgãos de comunicação social. Dedicou-se mais tarde à investigação sobre figuras ilustres da história da Trofa.

 

Esta sexta-feira, o Arquivo Municipal da Trofa vai dar a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no tratamento deste espólio documental.

 

Preservar e permitir o acesso à memória herdada, bem como contribuir para a criação de uma memória futura são algumas das mais-valias do arquivo Trofense.

(Foto Facebook da Família)

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T