Municipio
SÉRGIO HUMBERTO ABRIU CONFERÊNCIA SOBRE OS DESAFIOS DA MOBILIDADE NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO
14 de Setembro de 2022
0 comentários

CICLO DE CONFERÊNCIAS ORGANIZADA PELA AMT - AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES

Inserido nos desafios da mobilidade nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa, a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes organizou, este quarta-feira, 14 de setembro, a conferência a norte do País, na Biblioteca Almeida Garret, no Porto.

Dividida em quatro painéis, a conferência pretendeu incentivar o debate e a reflexão sobre temas como os incentivos à utilização de transportes públicos e à promoção da acessibilidade, proximidade e coesão social e urbana, mas também o planeamento e a organização regional da mobilidade e dos transportes e o seu contributo para a descarbonização, sempre no sentido de tornar a mobilidade mais ecológica no futuro.

Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa e Vice-presidente a AMP – Área Metropolitana do Porto foi o autarca escolhido para representar a AMP na Conferência, integrando a sessão de abertura com a presença do anfitrião Rui Moreira e de Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Trofa lançou recentemente o projeto “Trofa do Futuro: Cidade dos 15 minutos”, uma clara aposta na cultura de proximidade, em que os residentes no território concelhio, têm acesso até uma distância de 15 minutos a pé (ou através de modos suaves - bicicleta/trotineta) a equipamentos, comércio, serviços essenciais, espetáculos e educação.

Aos presentes, como vice-presidente do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana do Porto e como presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, deixou na Sessão de Abertura, o repto para que se "governe para gerações e não para eleições", defendendo que, nesta matéria, é tempo de "deixar de prometer e começar a atuar".
A ocasião foi ainda aproveitada para reivindicar, uma vez mais, junto do Secretário de Estado da Mobilidade, Jorge Delgado e da Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Vitorino, a concretização da extensão do Metro até à Trofa e a melhoria dos transportes públicos e da rede viária da região.

Na conferencia, o primeiro painel foi dedicado aos “incentivos à utilização de transportes públicos e à promoção da acessibilidade, proximidade e coesão social e urbana”, onde foram abordados os sistemas de mobilidade das cidades e incentivos à sua utilização, bem como o contributo das políticas urbanas para o combate às alterações climáticas e para a transição digital e ecológica.

O segundo painel dedicado ao “planeamento e a organização regional da mobilidade e dos transportes e o seu contributo para a descarbonização” e reforçou a ideia da melhoria na organização regional e a integração de redes de vários modos nas áreas metropolitanas, bem como a importância da eficiência do sistema, num contexto de descarbonização.

“O financiamento da transição ambiental” foi tema do terceiro painel que assentou na forma como os serviços de interesse económico geral devem ser financiados. Neste painel concluiu-se que a transição ambiental e os desafios da descarbonização implicam obrigações de serviço público cada vez mais exigentes e que exigem reflexão sobre as respetivas fontes de financiamento, públicas e privadas.

Por último, o “conceito de ‘Smart Cities’ e o impulso para a transição digital” foi o mote para o quarto painel com intervenções sobre a simplificação de procedimentos no contexto dos desafios colocados pelas plataformas digitais e pela gestão do volume de dados e informação relativos a múltiplas atividades urbanas, essenciais para o bom funcionamento das cidades inteligentes. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T