Atualidade
PADRE JOAQUIM DOMINGOS AREAIS APRESENTOU “REAVIVA O DOM QUE HÁ EM TI” NO FÓRUM TROFA XXI
08 de Novembro de 2022
0 comentários

ARCEBISPO DE BRAGA, D. JOSÉ CORDEIRO E PÁROCO DA TROFA, PADRE LUCIANO LAGOA FORAM OS ORADORES PRESENTES

 

O livro “Reaviva o dom que há em ti – O ministério ordenado nas Cartas a Timóteo e Tito”, do padre Joaquim Domingos Areais, foi apresentado, a 28 de outubro, no auditório do Fórum Trofa XXI.

 

O painel contou com a participação de Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, Padre Luciano Lagoa, Pároco da Trofa e o autor do livro, o Padre Domingos Areais.

 

“O tempo das cartas pastorais corresponde a um tempo de desilusões, em que surgem os primeiros cansaços, os desvios, as fugas, a multiplicação de doutrinas, de sectarismos e divisões”, lê-se na sinopse do livro.

 

Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, manifestou a solidariedade para com a Instituição Igreja, fruto dos recentes eventos referindo que “este é um momento em que tenho de transmitir uma mensagem de apoio e solidariedade para com a instituição Igreja, em que o todo e toda a história de serviço e apoio à comunidade não pode ser manchado pela eventual ação de alguns”.

 

Com o objetivo de apresentar diversas perspetivas do livro, D. José Cordeiro aproveitou a ocasião para expor uma explicação etimológica do livro e realçar a importância do concelho da Trofa no panorama religioso nacional e internacional, através da Arte Sacra e dos seus santeiros, “A Trofa tem uma ligação especial com a Igreja, através da sua Arte Sacra. As três imagens mais veneradas no mundo foram criadas, produzidas na Trofa, analisando o livro, percebemos que as cartas são testemunhos do Dom que existe, cada pessoa não tem um Dom, é um Dom, e se cada pessoa perceber ou encontrar o seu dom, será certamente uma pessoa feliz.”

 

Uma perspetiva pastoral, a Igreja de hoje e do futuro, foi o mote da intervenção do Padre Luciano Lagoa, Pároco da Trofa, “depois de ler o livro, e reportando para os dias de hoje e tentando projetar o futuro, a Igreja não consegue criar espaços de experiência de Deus, existe uma certa dificuldade nos jovens em interiorizarem a Fé. Cabe a todo nós arranjar mecanismos para que possamos identificar e criar momentos de introspeção”.

 

Na perspetiva do autor, as cartas apresentadas são o mote para o rejuvenescimento que a Igreja deve ter. “Tal como passado, é importante encerrar as velhas trevas para rejuvenescer uma nova Igreja, realçando o Princípio Mariano, princípio da Igreja que abraça tudo, tal como no passado, com a diversificação de seitas, é tempo de criar e exultar as pessoas a rejuvenescer o Cristianismo”.

 

Para abrilhantar a noite o Coro Infantojuvenil de Folgosa da Maia foi responsável por vários momentos musicais. No final, o autor falou com a plateia numa animada sessão de autógrafos.

 

Sobre o Autor

O padre Domingos Areais, da Diocese do Porto, é pároco de Folgosa e São Pedro Fins, no concelho da Maia; defendeu a tese de doutoramento na especialidade de Teologia Bíblica sobre Jo16,16-33, em 2020, na Faculdade de Teologia da UCP.

O sacerdote nasceu a 30 de agosto de 1966, na freguesia de São Pedro Fins, no concelho da Maia, distrito do Porto; foi prefeito no Seminário do Bom Pastor e professor no Colégio de Ermesinde, pároco de Arrifana e Romariz (Feira), missionário Fidei Donum nas paróquias de Ibaraki e Takatsuki, na Diocese de Osaca (Japão).

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T