Municipio
MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA EVOCARAM JOSÉ SARAMAGO EM TERTÚLIA
07 de Novembro de 2022
0 comentários

Meninos Cantores do Município da Trofa prestaram homenagem ao Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, com a organização de uma tertúlia, no passado dia 28 de outubro, na antiga Estação da Trofa, na Alameda da Estação.

 

Na comemoração do centenário de nascimento do escritor José Saramago, a tertúlia teve como principais oradores, Renato Ribeiro, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, Mário Alves, autor da peça "José, Será Mago?” e Sérgio Machado Letria, Diretor da Fundação José Saramago e a participação musical por parte dos Meninos Cantores do Município da Trofa. 

 

Numa conversa animada, Sérgio Machado Letria descreveu José Saramago como um homem generoso e explicou o seu percurso, as suas influências e como chegou de serralheiro mecânico, no hospital Central de Lisboa, a escritor e vencedor do Prémio Nobel da Literatura.

 

Explicando a admiração que José Saramago tinha pelos seus avós, “O homem mais sábio que conhecia não sabia ler, nem escrever, dizia muitas vezes Saramago. Antes de escrever qualquer obra, Saramago começava por fazer perguntas, por exemplo, no Ensaio sobre a Cegueira, questionava se ficássemos todos cegos, como seria?”, refere Sérgio Machado Letria.

 

Por entre partilha de vivências e histórias com José Saramago, os Meninos Cantores presentearam a plateia que enchia a antiga Estação da Trofa com vários momentos musicais.

 

“É um final de tarde muito especial, ver esta sala completamente esgotada, com pessoas nas escadas, das mais diversas faixas etárias e ramos de atividade, deslocarem-se até à Estação para participar nesta tertúlia e ouvir os nossos oradores falarem sobre o expoente máximo da literatura portuguesa, é uma emoção muito grande e sentimento de dever cumprido”, salienta Renato Ribeiro, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa.

 

Ainda no âmbito das comemorações do nascimento de José Saramago, no dia 26 de novembro, pelas 16h, os Meninos Cantores atuarão na Fundação José Saramago - Casa dos Bicos, em Lisboa.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T