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CÂMARA MUNICIPAL LANÇA NOVA EDIÇÃO DO PROGRAMA P.A.R.E DIRECIONADO PARA AS ESCOLAS DA TROFA
16 de Janeiro de 2023
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PROGRAMA ARRANCOU NO ÍNICIO DO 2º PERÍODO LETIVO

 
A Câmara Municipal da Trofa arrancou, em simultâneo com o 2º período letivo, o programa P.A.R.E. – Programa de Atenção e Regulação Emocional, destinado a promover competências socio emocionais e de adaptabilidade à mudança de ciclo.

 

Desenvolvido pelo GMAPP - Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico, o programa destina-se a todas as crianças a frequentar o último ano do ensino pré-escolar (P.A.R.E. Pré-escolar), assim como a todos os alunos a frequentar o último ano do 1º CEB/4º ano de escolaridade (P.A.R.E. 2.0).

 

O P.A.R.E. Pré-Escolar é desenvolvido nos jardins-de-infância da rede escolar pública da Trofa, composto por um conjunto de 12 sessões, de 45 minutos a 1 hora, com uma periodicidade semanal, direcionado a todas as crianças que frequentam o último ano da educação pré-escolar e que iniciarão o primeiro ciclo no ano letivo seguinte.

 

Direcionado para os alunos que frequentam o 4º ano do primeiro ciclo, o P.A.R.E. 2.0 está dividido em 7 sessões, de 45 minutos a 1 hora, com periodicidade semanal.

 

Respeitando as orientações emanadas pelo Ministério da Educação, o programa P.A.R.E. tem como principais objetivos a promoção e desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nomeadamente autoconsciência, consciência social, autorregulação emocional/comportamental, o relacionamento interpessoal, estimulação de tomadas de decisão e de resolução de problemas, assim como a promoção de hábitos de vida saudáveis, fomentando o ajustamento psicológico, prevenindo situações problemáticas, facilitando também a adaptabilidade à mudança, bem como o desempenho e o sucesso académico.

 

Implementado desde o ano letivo 2019/2020, o programa já abrangeu um total de 908 crianças e jovens, 475 alunos do ensino pré-escolar e 433 alunos do 4º ano de escolaridade, num total de 465 sessões implementadas.

 

Recorde-se que o GMAPP, para além do programa P.A.R.E, está presente nas escolas do Concelho da Trofa e aberto também para toda a comunidade escolar (docente e não docente), pais e encarregados de educação.

 

O trabalho desenvolvido pelo GMAPP envolve diferentes áreas de atuação, desde dificuldades socioemocionais, dificuldades de aprendizagem, perturbações do comportamento, perturbações do desenvolvimento intelectual, perturbações do espectro do autismo, distúrbios alimentares, até perturbações da vinculação e outras situações particulares, bem como o empoderamento dos diferentes atores educativos, como pais, pessoal docente e não docente e a parentalidade positiva.

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