PROGRAMA
ARRANCOU NO ÍNICIO DO 2º PERÍODO LETIVO
A
Câmara Municipal da Trofa arrancou, em simultâneo com o 2º período letivo, o
programa P.A.R.E. – Programa de Atenção e Regulação Emocional, destinado a
promover competências socio emocionais e de adaptabilidade à mudança de ciclo.
Desenvolvido
pelo GMAPP - Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico, o
programa destina-se a todas as crianças a frequentar o último ano do ensino
pré-escolar (P.A.R.E. Pré-escolar), assim como a todos os alunos a frequentar o
último ano do 1º CEB/4º ano de escolaridade (P.A.R.E. 2.0).
O P.A.R.E.
Pré-Escolar é desenvolvido nos jardins-de-infância da rede escolar pública da
Trofa, composto por um conjunto de 12 sessões, de 45 minutos a 1 hora, com uma
periodicidade semanal, direcionado a todas as crianças que frequentam o último
ano da educação pré-escolar e que iniciarão o primeiro ciclo no ano letivo
seguinte.
Direcionado
para os alunos que frequentam o 4º ano do primeiro ciclo, o P.A.R.E. 2.0 está
dividido em 7 sessões, de 45 minutos a 1 hora, com periodicidade semanal.
Respeitando as
orientações emanadas pelo Ministério da Educação, o programa P.A.R.E. tem como
principais objetivos a promoção e desenvolvimento de competências pessoais e
sociais, nomeadamente autoconsciência, consciência social, autorregulação
emocional/comportamental, o relacionamento interpessoal, estimulação de tomadas
de decisão e de resolução de problemas, assim como a promoção de hábitos de
vida saudáveis, fomentando o ajustamento psicológico, prevenindo situações
problemáticas, facilitando também a adaptabilidade à mudança, bem como o
desempenho e o sucesso académico.
Implementado
desde o ano letivo 2019/2020, o programa já abrangeu um total de 908 crianças e
jovens, 475 alunos do ensino pré-escolar e 433 alunos do 4º ano de escolaridade,
num total de 465 sessões implementadas.
Recorde-se que
o GMAPP, para além do programa P.A.R.E, está presente nas escolas do Concelho
da Trofa e aberto também para toda a comunidade
escolar (docente e não docente), pais e encarregados de educação.
O trabalho desenvolvido pelo GMAPP envolve diferentes áreas de atuação,
desde dificuldades socioemocionais, dificuldades de aprendizagem, perturbações
do comportamento, perturbações do desenvolvimento intelectual, perturbações do
espectro do autismo, distúrbios alimentares, até perturbações da vinculação e
outras situações particulares, bem como o empoderamento dos diferentes atores
educativos, como pais, pessoal docente e não docente e a parentalidade
positiva.