Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA ADERE AO PROGRAMA NACIONAL SABER FAZER PORTUGAL
27 de Janeiro de 2023
0 comentários

PROMOÇÃO DAS ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

 

Valorizar e salvaguardar as artes tradicionais da Trofa é o objetivo da Câmara Municipal ao aderir e estabelecer um protocolo de parceria com a Direção-geral das Artes.

 

O Programa Saber Fazer assenta numa Estratégia Nacional para as artes tradicionais, definindo as medidas de salvaguarda, o reconhecimento e o desenvolvimento sustentável da produção artesanal, como forma de afirmação da marca identitária de Portugal.


A missão do Programa Nacional Saber Fazer Portugal é transformar as artes e ofícios num sector aberto, informado e autónomo, que desempenha um papel ativo na cultura e na sociedade contemporâneas. É nesse sentido que propõe novas narrativas do território e proporciona leituras alternativas da paisagem natural.

 

Direcionado para artesãos, unidades produtivas artesanais, entidades locais e criativos de todas as áreas e agentes (profissionais, coletividades ou instituições) interessados na investigação ou na aprendizagem de uma arte ou de um ofício, o programa Saber Fazer pretende disseminar conhecimento sobre a produção artesanal tradicional através de uma plataforma digital: programasaberfazer.gov.pt.

 

A plataforma digital Saber Fazer tem como missão principal apresentar de forma integrada e dinâmica informação relativa à produção artesanal nacional através do rosto daqueles que possuem o conhecimento técnico, dos produtos por eles produzidos com as matérias-primas que lhes são próprias e da relação destas com o território e paisagem natural, situando-as nos usos do mundo atual, mapeando a produção artesanal em território nacional, reunindo e disponibilizando de forma integrada informação e documentação, atualizando a imagem e representação das artes e ofícios.

 

Pretende-se também promover a produção artesanal como atividade contemporânea, a partilha de conhecimento, a partilha de experiências e oportunidades de aprendizagem informal das técnicas artesanais, criando um espaço de referência para as artes e ofícios nacionais e tornar os produtos e serviços artesanais mais acessíveis, de maneira informada, aumentando assim a valorização social, cultural e económica das artes e ofícios.

 

Desde 2022 que a Direção-Geral das Artes tem vindo a envolver diferentes entidades intervenientes no sector, incluindo as autarquias e organizações da sociedade civil, na criação deste Programa Nacional.

 

A adesão ao programa nacional permitirá à Câmara Municipal da Trofa valorizar e preservar as artes e ofícios presentes no concelho.

 

Para o efeito, a Câmara Municipal tem já sinalizado os artesãos do concelho, e através da plataforma, vai incorporá-los nas rotas já existentes, como cestaria, latoaria, empreitada de palma, lã, mobiliário de bunho, olaria de barro negro e noutras rotas que a direção-geral da Artes pretende desenvolver e implementar.

 

A Câmara Municipal lança o desafio para o envolvimento da comunidade trofense, assim, os interessados podem dar contributos através do e-mail: [email protected].

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T