Atualidade
15 FORMANDOS FREQUENTAM 1º CURSO PROFISSIONAL DE ESCULTURA E PINTURA DE ARTE SACRA DA TROFA
06 de Fevereiro de 2023
0 comentários

VOLUME DE INSCRIÇÕES SUPERARAM AS EXPETATIVAS DESTE CURSO QUE PRESERVA A HERANÇA DOS SANTEIROS DE S. MAMEDE DO CORONADO

 

Começa dia 13 de fevereiro, a primeira edição do aguardado curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra, organizado pela Câmara Municipal da Trofa, pelo Serviço de Formação do Porto e pelo Serviço de Emprego de Santo Tirso, na antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado.

 

A cerimónia de abertura está agendada para dia 13 de fevereiro, pelas 11h00, nas instalações da antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado, a primeira edição do curso conta com 15 alunos, depois de uma seleção entre as dezenas de inscrições.

 

Promover na região a preservação da arte dos santeiros – escultores e pintores que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto é um dos principais desígnios do curso. A produção de arte sacra representa um importante legado específico e original para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

 

Uma das particularidades do curso será o envolvimento dos mestres santeiros no leccionamento de aulas teóricas e práticas, alias, este curso idealizado pela Câmara Municipal da Trofa prevê uma grande componente prática, que visa preparar os formandos para os domínios das técnicas tradicionais de escultura e pintura de arte sacra que se praticavam nas antigas oficinas-escola de S. Mamede, resgatando um saber-fazer identitário de S. Mamede, do coronado, que pelo seu carácter único tem importância cultural em todo o mundo católico.

 

Dominar e aplicar as técnicas tradicionais de pintura e douramento de escultura em madeira e sensibilizar para as medidas de conservação preventiva nas imagens de vulto em madeira são qualificações que a Câmara Municipal pretende incutir nos formandos do curso de escultura e pintura de Arte Sacra.

 

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T