Municipio
CÂMARA DA TROFA DISTINGUIDA PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES (OPP)
19 de Abril de 2023
0 comentários

PRÉMIO RECONHECE TRABALHO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO/POSITIVO, SAÚDE E BEM-ESTAR DOS SENIORES

 

 

A Câmara Municipal da Trofa recebeu a 14 de abril, o Prémio de "Comunidade Pro-envelhecimento", atribuído pela OPP, na Fundação Eugénio de Almeida - Évora.

 

Trata-se de uma distinção meritória, que reconhece todo o trabalho, projetos e programas de promoção do envelhecimento ativo/positivo, saúde e bem-estar biopsicossocial de toda a comunidade, em especial dos seniores.

 

Dando primazia à intervenção sistémica, destinada às famílias Trofenses, a equipa multidisciplinar da Câmara Municipal da Trofa disponibiliza uma série de programas dirigidos à população sénior, mas também à Rede de Respostas Sociais, capacitando os cuidadores formais e ainda uma diversidade de programas destinados aos cuidadores Informais, sendo uma referência o programa que se destina a cuidar dos que cuidam, e que engloba desde as sessões de auto-ajuda, o esclarecimento técnico-legal relacionado com o estatuto de cuidador informal e de maior acompanhado, até às aulas de pilates.

 

A capacitação dos cuidadores formais e informais, autocuidado dos cuidadores informais, a preparação da transição para a reforma e o desenvolvimento de competências socioemocionais estão no epicentro dos objetivos destas ações, com forte impacto na promoção no bem-estar e na saúde mental da Comunidade.

 

O título alcançado é referente ao biénio 2022-2023.

 

Os projetos de investigação e programas fazem sentido se tiverem aplicabilidade e verdadeiro impacto na vida das pessoas. Mais se acrescenta que a autarquia se submete a estes processos de avaliação, validando e confirmando que seguimos no caminho certo. O Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, e a Vereadora que tutela a ação/intervenção social e saúde, Lina Ramos, manifestam orgulho, neste que é já o terceiro reconhecimento neste ano civil, já que no passado mês de fevereiro, o Municipio da Trofa recebeu a distinção de "Autarquia Familiarmente Responsável" e em março foi uma das 42 autarquias reconhecidas e distinguidas, de norte a sul do país e ilhas, integrando a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T